teste

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Bestiário

É possível um país fértil, rico em recursos naturais, herdeiro da civilização ocidental, em paz com seus vizinhos, livre de ameaças geopolíticas e com baixa densidade populacional fracassar e estagnar com uma renda per capita menor que 1/3 da renda per capita dos países na fronteira tecnológica? 

 O Brasil prova que sim. Não é fácil. Tanta mediocridade requer o esforço hercúleo de uma legião. Para dar crédito a quem merece, decidi desenvolver meu Bestiário. A lista é mutável e acredito vai expandir com a passagem do tempo. Meu plano é adicionar nomes à medida que a obra de nossos heróis chega à minha atenção. Como regra, apenas incluirei ao bestiário entidades ativas, dando sua contribuição, ainda que mínima, ao Brasil nos dias de hoje. Como pode notar, a lista é apartidária e não discrimina idiotas de colorações excluídas do poder. 

Por ora, esta é a minha lista: 

Zé Dirceu, L.G. Belluzzo, Dilma Vana Roussef, Guido Mantega, Ratinho, Marcio Holland, Luiz-Carlos Bresser-Pereira, Luis Nassif, Luciano 'Oi, OGX, reserva de mercado' Coutinho, Ricardo Lewandovski, José Antonio 'conflito de interesse' Dias Toffoli, Chico Buarque, Alexandre 'feitor de escravos' Padilha, Lula, José Sarney, Paulo Henrique Amorim, Sérgio 'Cavendish' Cabral, Fernando 'supositório' Collor, Maria da Conceição Tavares, Fernando 'coxinha' Haddad, Wilson Cano, José Luis 0reir0, revistas cientificas corruptas, Delfim Netto, Lei Rouanet, Gabrielli, Mino 'chapa-branca' Carta, Rodrigo Constantino, Eduardo Guimarães, Arno Augustin, Marina Silva, Nelson Barbosa, Jaélio Bezerra, Marco Aurélio 'chavez' Garcia, Marilena ‘copy and paste’ Chaui, Carlos Heitor 'bolsa ditadura + Manchete' Cony, Ricardo 'K.K.K.' Noblat, Olavo 'birther' de Carvalho, Renato Janine Ribeiro, Vladimir Safatle, Roberto Requião, Ciro 'rapariga' Gomes, Valdomiro Pinto, Caetano 'black bloc' Veloso, Aloisio Mercadante, Clever Mendes de Oliveira, SEPE, João Pedro MST Stédile, Corecon, Leda Paulani, Lindberg 'capacho' Faria, juiz Adriano Marcos 'marretada' Laroca, Luis 'greve = férias' Fux...



118 comentários:

Caro O, entre Getúlio e Lula, para você quem foi pior presidente?
Dantas

pq o Rodrigo Constantino no meio dessa turma da pesada?

Valeu gostosão, o rei da ciência e da sabedoria...

Rodrigo Constantino é aquele do Instituto Liberal? Encontro vários pontos em comum dos discursos seu e dele. Poderia explicitar os pontos de discordância?

Por que Rodrigo Constantino?

Rodrigo Constantino!!!

Uma das melhores mentes do país!!!

"O" acho que vc foi longe de mais.

MP

rodrigo constantino, como todo austriaco, existe pra esquerda não parecer tão deficiente mental

Eu tiraria o Constantino e colocaria o Geisel e o JK nessa lista...

"Constantino?"

Isso mesmo. Ele é chato como uma urticária e denso como chumbo.

"Eu tiraria o Constantino e colocaria o Geisel e o JK nessa lista... "

O bestiário é província dos vivos.

"Faltou o Nakano."

Repito. O bestiário é província dos vivos.

Ops, agora vi que a lista era de mentes brilhantes ainda vivas.

Então eu sugeriria a colocação de todos os que bolaram a antiga Lei de Reserva de Informática que ainda estão vivos.

"rodrigo constantino, como todo austriaco, existe pra esquerda não parecer tão deficiente mental"

Rodrigo Constantino é a direita mantega.

"Caro O, entre Getúlio e Lula, para você quem foi pior presidente?"

Getúlio ganha de lavada.

Lula foi ok comparado com o estancieiro.

Alguem essencial faltando :

Paulo Freire

"Rodrigo Constantino!!!

Uma das melhores mentes do país!!!"

nosssssssssssssa!! Mellll Deus!!

"Rodrigo Constantino é a direita mantega."

Excelente definição!

abçs
daniel

Este lista ta muito pequena.

Cade o Nelsao, a Marina e o Garotinho?

Eu nao vejo pq incluir o 0rei0 na lista, ele e' absolutamente irrelevante. Nao vejo que possivel contribuicao ele possa ter dado.

"Alguem essencial faltando: Paulo Freire"

Morreu. Sua obra sobrevive entretanto (vide nosso desempenho no PISA).

“Eu nao vejo pq incluir o 0rei0 na lista, ele e' absolutamente irrelevante. Nao vejo que possivel contribuicao ele possa ter dado.”

Irrelevante sim, mas não consigo deixar de lembrar os leitores desse blog que o 0reir0 tem exatos 0 artigos citado no CitEc.

Caro Alexandre,

Qual o porquê do rodrigo Constantino estar nesta lista?

ABCS<>.

Alex, acho melhor redefinir os critérios, senão vc vai ter que incluir nessa lista de bestas-feras toda a bancada federal do PT, PSTU, PSOL, alguns (muitos) do PDT, PSDB, DEM, e dos p-zinhos do congresso...

Botaí o Celso Amorim e o Marco Aurélio Garcia.

Botei o Marco Aurélio Garcia.

Já o Celso Amorim escapou por deficiência de verticalidade.

"Já o Celso Amorim escapou por deficiência de verticalidade."

É, mas outro verticalmente prejudicado entrou: Mini Carta, digo, Mino Carta.

Vale "pensadores"?
Marilena Chauí, Frei Beto, João Pedro Stédile.

A lista comete uma injustiça que não pode ser exagerada, ao não incluir o nome do senador Roberto Requião que, segundo ele, governava o Paraná de acordo com a Carta de Puebla.

Achei que ia ser um post ao menos engraçado. Mas é mais uma da série "estou com raiva do mundo" desse sujeito medíocre que só consegue se sentir bem consigo mesmo quando fala dessas nulidades.

"O", na boa: para de perder tempo reclamando do mundo e vai trabalhar. O speech abaixo (do rocky) é bem apropriado pra vc. Leia-o:

"Now if you know what you’re worth, then go out and get what you’re worth! But you gotta be willing to take the hits. And not pointing fingers saying you ain’t where you wanna be because of him, or her, or anybody! Cowards do that and that ain’t you!"

Tá muito enxuta essa lista, tentarei ajudar:
Renan Calheiros, Marilena Chauí, Cesar Maia, Suplicy & family, Ciro Gomes & family, Jader Barbalho, Olívio Dutra, João Santana, Duda Mendonça, Nuzman, Família Marinho, Eike Batista...

Capes, FIESP, OAB, APEOESP, CUT, CRM, CORECON, FGTS, UNICAMP, TRT, TST, MPT, XEROX AUTENTICADA, FIRMA RECONHECIDA,...

Serio, O, numa boa, voce nao acha que esta postura te coloca como uma especie de senhor da verdade, nao?

"O" Anonimo: vc não acha cruel demais colocar o Rodrigo Constantino ao lado de tanta mula?

"Morreu. Sua obra sobrevive entretanto (vide nosso desempenho no PISA)."

Os protestos contra a meritocracia dos professores no Rio seriam uma extensão da "obra" dele? Segundo o carinha do PSOL, a meritocracia é neoliberal e os modelos do Chile e EUA são modelos falidos

Olavo de Carvalho é a Marilena Chaui cabem na lista.

Gostei do Luciano Coutinho,o adensador de cadeias produtivas...

FIESP não.Estão fazendo um enorme esforço para aumentar a produtividade... da candidatura do Scaf.

"Olavo de Carvalho é a Marilena Chaui cabem na lista."

Certamente! Coloquei o Vladimir Safatle e o Renato Janine Ribeiro também.

“Os protestos contra a meritocracia dos professores no Rio seriam uma extensão da "obra" dele? “

Diria que não. Nem todos os problemas da educação no Brasil são culpa de Paulo Freire.

“"O" Anonimo: vc não acha cruel demais colocar o Rodrigo Constantino ao lado de tanta mula?”

Pelo menos agora ele tem a companhia de Olavo de Carvalho.

“Serio, O, numa boa, voce nao acha que esta postura te coloca como uma especie de senhor da verdade, nao?”

E daí?

“Tá muito enxuta essa lista, tentarei ajudar:
Renan Calheiros, Marilena Chauí, Cesar Maia, Suplicy & family, Ciro Gomes & family, Jader Barbalho, Olívio Dutra, João Santana, Duda Mendonça, Nuzman, Família Marinho, Eike Batista...”

Discordo sobre o Eike. Os eventos recentes colocam-no em uma luz bem mais positiva. Ele apostou, especulou, tomou risco e perdeu (aparentemente) tudo. Bem diferente do petralha da Sadia e o Silvio Santos.

"Galvão Bueno vale?"

Chato, mas dano limitado.

Eu sei que o nome deles não é de peso para o país, mas os profs da minha ex-faculdade : Reinaldo Gonçalves, Franklin Serrano e João Sicsú (esse mais ainda) vêm influenciando gerações de estudantes de economia, que os consideram quase heróis do departamento

a A.K.B

99,9% dos departamentos de Sociologia do país

eu botaria "O" Anônimo nessa lista. nao vejo diferença nenhuma na densidade e chatice dele para as do Rodrigo Constantino

A lista é do "O" e cabe a ele decidir quem colocar. Mas pelo mal que fazem aos estudantes o Sicsu e o Serrano (e todo professor de pensamento mágico) devem ser listados como malfeitores.
Nem todo liberal (Constantino) pensa bem economia monetária.
A FIESP e todos os sindicatos patronais (federações e confederações) devem fazer parte de uma lista de malfeitores da economia brasileira. Só o fato de viverem às custas de imposto sindical obrigatório e utilizarem as organizações como base política pessoal as denigre. Fora o fato da qualidade gerencial da parte financeira.

Bem bacana essa ideia do Bestiário do "O", com aqueles cujo pensamento diverge do "onismo"! Bacana, sim, mas não inédita. O Getúlio, por exemplo, incluiu até a Olga Benário numa lista dessas. Aliás, "entre intenção e gesto..." - diz a letra do Chico Buarque, um dos assinalados pelo "O".

Achaste o Noblat racista? Ele desce a lenha no Joaquim Barbosa. Ele questionou o conhecimento técnico e disse que sua indicação se deveu somente à sua cor. Até aí, como jornalista, pode expressar o que acha ou o que apurou. Mas quando diz que a arrogância do ministro é, em parte, uma reação ao preconceito racial que ele sofreu, o Noblat dá um arriscado salto no vazio. Mas nada de muito grave. Enfim, só acho o Noblat bem razoável.
Dantas

E o João Manuel Cardoso de Melo e o João Paulo dos Reis Veloso? Desaparecidos, mas ainda ativos e produziram estragos enormes e bem duradouros.

"Reinaldo Gonçalves, Franklin Serrano e João Sicsú (esse mais ainda) vêm influenciando gerações de estudantes de economia"

Quem se deixa influenciar por esses "pensadores economicos" e' porque nao e' inteligente o suficiente para aprender a economia.

Sicsu nunca teve influencia no dept, talvez depois que entrou no ipea. Mas na minha epoca era um mediocre aluno na pos-graduacao. E' irrelevante para lista.

Eu estudei na UFRJ e sempre desprezei este pessoal. Mas e' inegavel a tentativa de cooptacao. O fato e' que o corpo discente da UFRJ sempre foi superior ao docente. Infelizmente e' o unico dept de economia de instituicao publica no Rio que ainda da para fazer graduacao.

Muitos economistas de primeira linha do Brasil estudaram na UFRJ, mas nao necessariamente pelo dept de economia...

Jaelio Bezerra do blog do Jaelio. kkkkk....este foi o melhor. Inegavel o senso de humor do "O"

"Sou amigo de Dilma desde os tempos da resistência. Apesar disso, nunca quis cargo no governo. Tenho horror a holofotes. Mantenho contato frequente com a presidenta (fui eu, modestamente, que insisti para que ela adotasse o "presidenta"). Acredito no Brasil e, no fundo, tenho pena dos neoliberais."

Vc colocou o Caetano Veloso? Caso contrário favor o incluir, pois se trata de um idiota bicho grilo.

"eu botaria "O" Anônimo nessa lista. nao vejo diferença nenhuma na densidade e chatice dele para as do Rodrigo Constantino"

cocôstantino, o quase-intelectual, tem um lado positivo : é humorista involuntário.

"O" quais os maiores danos que Getulio causou??

"O" Anonimo tudo bem

Coloco o Eike por representar o típico empresário que adora asas dos políticos. Lado investidor é esperado de todo negociante, s´´o não ´recisa ser megalomaníaco.

Abraço

"quais os maiores danos que Getulio causou??"

Ditadura, golpe de estado, Estado Novo, monopolio do petroleo, fechamento da economia, perseguicao de minorias etnicas, xenofobia, CLT, Jango, Brizola, Filinto Muller, fascismo etc.

Getulio talvez nao tenha sido o pior presidente brasileiro do seculo XX, mas nao fica muito longe.

Eu incluiria o Serra, o cara da puc-sp que volta e meia aparece no painel globo news, o Augusto Nunes e o Emir Sader.

Qual a razão que o fez relacionar o Olavo de Carvalho na Lista?

"Qual a razão que o fez relacionar o Olavo de Carvalho na Lista?"

Exposição a seus textos?

Paulo Moreira Leite é uma boa opção

Bem, vejam esse brilhante diálogo entre Mercadante e Beluzzo no final desse post:

http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/10/04/centro-de-altos-estudos-brasil-seculo-xxi/#more-28345

os injustiçados intelectuais brasileiros ...

Não me lembrava do Paulo Moreira Leite. Parei de ler a IstoÉ no começo dos anos 90. Um lixo de revista.

"O" Anônimo,
Além do título apropriado de Julio Cortazar, você equivoca-se já no primeiro parágrafo do seu bestiário ao associar características favoráveis a um país com a característica de baixa densidade populacional, claramente um empecilho ao desenvolvimento econômico.
Quem sabe se as próximas gerações conseguirem produzir uns bons milhões de mentes percucientes como a sua, o Brasil com uma densidade populacional mais alta venha sobressair-se no, como se dizia em priscas eras, conserto das nações.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 04/10/2013

caetano veloso
arnaldo jabor
antonio lacerda
gianetti

"O", o que achastes do mais recente livro do Olavo?

E o Carlos Lessa? Está vivo,. delirando no Valor.

Getúlio Vargas é mesmo de longe o pior. Perto dele apenas Ulysses Guimarães.

Lula, Sarney e José Dirceu são males menores, meros ladrões do erário público sem nem chegar perto do dano institucional que Getúlio e Ulysses causaram.

Inclua a Zélia Cardoso de Mello por favor.
Fernando

Passo aqui para ler os seus bons textos sobre economia. Cara, na boa, esse post foi um ponto fora da curva; postura arrogante e sem critério. Bola murcha para ti cara. A propósito, as posições ideológicas dos listados batem de frente contra a minha; sou contra todos os partidos com S na sigla.

KB

O João Pedro MST Stédile ainda etá fora!!!!????

O Reinaldo Gonçalves escreveu um texto de economia internacional junto aos Otaviano Canuto e Renato Baumann.

Nunca o li mas pensei que era bom. Alguem deu uma olhada nele?

Por fazer com que sindicatos ligados ao PSTU soem razoáveis quando se trata de carreira, além de insistir na balela de que bônus por desempenho tenham qualquer valor educacional, o que está comprovado, não é.

E pode colocar o Aloísio Merdandante nesse balaio aí também.

Parabéns pela ousadia da lista!

Viva a polêmica!

Poderia ser mais específico a respeito do Olavo de Carvalho?

Tem a ver com os momentos em que ele tenta inserir algum argumento supostamente fundamentado na Economia para sustentar o que ele chama de capital globalista?

Ou o problema maior é o viés sempre um bocado paranóico e maniqueísta com que ele aborda a geopolítica mundial?

O Alex descobriu que foi dispensado do Valor Econômico por uma "sugestão" do Belluzzo? Correm boatos...

Cláudia Costin manda muito bem! Uma voz diferente dos gritos que tanto afundaram a educação e tentam mantê-la na merda. Precisa ter muito saco para entrar nessa briga perde-perde política, e ela tem o meu total apoio! Nessa briga sindicatos contra usuários do sistema público de educação, cada um escolhe o lado. Usaram o mesmo raciocínio para criticar as pacificações.
Dantas

“Poderia ser mais específico a respeito do Olavo de Carvalho?”

Acho que não é necessário. Basta ler o texto boçal que a besta escreveu, siga o link no texto desse post.

“Por fazer com que sindicatos ligados ao PSTU soem razoáveis quando se trata de carreira, além de insistir na balela de que bônus por desempenho tenham qualquer valor educacional, o que está comprovado, não é.”

De onde você tirou isso? Acho o bônus por desempenho uma ótima ideia reformista. Não acho que seja suficiente, pois sem o poder de demitir os professores incompetentes, é muito difícil (impossível?) imaginar uma melhora substancial na escola pública.

"Cláudia Costin manda muito bem! Uma voz diferente dos gritos que tanto afundaram a educação e tentam mantê-la na merda. Precisa ter muito saco para entrar nessa briga perde-perde política, e ela tem o meu total apoio! Nessa briga sindicatos contra usuários do sistema público de educação, cada um escolhe o lado. Usaram o mesmo raciocínio para criticar as pacificações."


Concordo. Assino embaixo!

"bônus por desempenho tenham qualquer valor ".
Se não tem valor, então o governo não deveria aumentar os salários dos professores. Se o retorno é zero, então devemos investir onde os recursos são necessários, onde tenha retorno para a população. Você sugere colocar o piso salarial dos professores igual ao mínimo, baixar salários? És muito radical!

E a lista continua a aumentar...

Palpites para o Nobel de Economia?

Se propostas do tipo da Claudia Costin prosperarem, correremos o risco da educação brasileira ir para o buraco. Podemos estar colocando em risco o nosso padrão da educação pública atual, e fazer o nível da educação brasileira despencar para o nível, por exemplo, da Coreia do Sul. Seria trágico.
A nossa sorte é que a educação pública só preocupa os economistas classe média neoliberal. E ainda temos os sindicatos como guardiões.

O bônus por desempenho visa evitar que o Estado dê ganho real de salário aos professores, selecionando uns poucos "vencedores" e uma massa de "perdedores", jogando escolas e professores uns contra os outros numa corrida por uns pontinhos a mais em testes padrões que medem mais a capacidade dos alunos em responderem testes do que se realmente aprenderam algo. Mas no caso dos Estados Unidos e da Europa, ao menos, isso se dá num contexto em que as escolas e alunos realmente ruins estão num padrão razoável - ao menos as crianças aprendem a ler e escrever e rudimentos de outras disciplinas. Ao mesmo tempo, outras políticas públicas evitam que as escolas problemáticas sejam o poço de horrores de abandono em que estão a maioria das nossas. No fim das contas, estes bônus, implantados nos EUA há mais de vinte anos, tiveram influência nula no seu desempenho no PISA, por exemplo.

No caso do Brasil, isso visa criar uma elite de escolas/professores que conseguirão elevar a média de uma cidade/estado, sem alterar as condições da imensa maioria. Mesmo assim, no ritmo proposto, levaremos décadas para melhorarmos no PISA e chegarmos em níveis minimamente aceitáveis. Até lá os pobres continuarão em escolas caindo aos pedaços, a violência continuará a degradar a vida dos professores, abandonados que estão à sua sorte por secretarias de educação que buscam escamotear essa violência, não haverá investimento em bibliotecas e laboratórios, não de criarão programas especiais para crianças e escolas que vivem em áreas mais violentas, etc. etc.

O que deixou a educação pública uma merda, ou, digamos, o principal fator, foi a degradação da carreira, o que fez com que somente os filhos dos mais pobres que conseguem chegar à universidade almejem seguir a carreira do magistério. Como eles também advém de um sistema sucateado, somente possuem condições de cursar pedagogia ou outras disciplinas em piores universidades - a maioria, pelo menos (número recentes mostram o assustador número de analfabetos funcionais nos cursos superiores). Como permitiram que qualquer um ensine qualquer disciplina (coisa que o plano da gênia Costin permite no ensino fundamental), está o caldo feito para o "finge que eu ensino e você finge que aprende". Muitos daqueles que ainda insistem em fazer um bom trabalho vivem estressados e doentes.

Então, não é nada de Paulo Freire que sucateou a escola pública. Foram políticas que permitiram que pessoas sem formação adequada se tornassem professores, que essas pessoas junto com os inúmeros bons professores recebessem péssimos salários, tivessem que trabalhar em vários empregos ao mesmo tempo, sem tempo para preparar aulas, que elas sejam hostilizadas pelos próprios alunos, e que tenham que trabalhar em escolas sem recursos, incluindo aí a falta de pessoal de apoio adequado (psicólogos, tutores, etc.).

Na atual briga, curiosamente, é o sindicato dos normalmente tresloucados do PSTU quem tem defendido o bom senso: professor deve ser mantido em apenas uma escola; não deve se permitir que ele dê aula fora da disciplina em que se formou; deve se dar um incentivo maior a quem busca pós-graduação e outras formações; que se dê tempo para o professor preparar aula. O plano da gênia de gabinete não toca nesses pontos. É uma bosta de paliativo. Por isso voto nela.

Para quem acha que o Olavo não merecia estar nessa lista...

www.olavodecarvalho.org/semana/060615jb.html‎

Quem sabe o mínimo suficiente para não ser um idiota simplesmente não leva esse astrólogo a sério.

“O bônus por desempenho visa evitar que o Estado dê ganho real de salário aos professores, selecionando uns poucos "vencedores" e uma massa de "perdedores", jogando escolas e professores uns contra os outros numa corrida por uns pontinhos a mais em testes padrões que medem mais a capacidade dos alunos em responderem testes do que se realmente aprenderam algo. Mas no caso dos Estados Unidos e da Europa, ao menos, isso se dá num contexto em que as escolas e alunos realmente ruins estão num padrão razoável - ao menos as crianças aprendem a ler e escrever e rudimentos de outras disciplinas. Ao mesmo tempo, outras políticas públicas evitam que as escolas problemáticas sejam o poço de horrores de abandono em que estão a maioria das nossas.”

Vamos ver se eu entendi. O seu argumento diz: porque as escolas públicas brasileiras fracassam em seu objetivo de “ensinar as crianças a ler e escrever e rudimentos de outras disciplinas”, devemos negar aos responsáveis pelas escolas públicas os instrumentos para que possam premiar os professores de qualidade. Somente com um sistema em que os medíocres e péssimos são tratados tão bem como os bons, podemos evitar que o sistema piore.

Estou correto na caracterização?

“Muitos daqueles que ainda insistem em fazer um bom trabalho vivem estressados e doentes.”

E por isso mesmo, não devemos premiá-los com bônus de performance. Afinal, onde já se viu?!?

"Então, não é nada de Paulo Freire que sucateou a escola pública. "


O problema de Paulo Freire não é que ele sucateou a escola pública.
Paulo Freire sucateou a escola pública e privada brasileira.
Nós não somos uma piada em comparações internacionais porque somos geneticamente inferiores ou predestinados à ignorância. Somos uma piada porque nosso sistema – que deve muito a Paulo Freire – é uma piada.

Eu estudei em uma escola privada e no curso de português ao invés de ler clássicos da língua portuguesa, os professores me faziam ler livretos infanto-juvenis advogando a reforma fundiária urbana. The horror, the horror!

"Para quem acha que o Olavo não merecia estar nessa lista..."

Seu link nao funciona. Envia de novo. Quero rir das burradas do Olavo.

Violência, stress e doenças! Isso existe, mas mesmo assim tratar todo professor como sobrevivente de guerra é demais. A carreira vem sendo degradada e em alguns lugares o ambiente é ruim, é fato. Mas vamos esperar a violência ir para níveis noruegueses para melhorar a educação?
A proposta, segundo os jornais, é estimular que os professores migrem para carga de 40 horas semanais, na mesma escola, com salário base de mais de R$4mil (superior completo) e estimular financeiramente o envolvimento dos prof com o aprendizado do aluno. Não tem isso de aula de matemática dada por prof de história, já mudaram no projeto. Enfim, você acha a proposta que é um passo na direção errada?
Acredito que um diretor de uma escola não deve ser o mais gente boa, amigão dos professores, e sim um cara que cobra do corpo docente e procura melhorar os indicadores de aprendizado. E deve ser remunerado segundo sua performance porque faz a diferença.
Então me parece clara a diferença de lados, entre melhorar qualidade com custo viável para um município, o que é defendido pela proposta e a luta dos sindicatos que buscam condições de trabalho mais amigáveis e salários melhores. Tudo democrático, claro como a luz do dia. Fez greve, tem ponto cortado. Normal, mesmo sendo péssimo para os alunos da rede. A proposta do município me parece um passo na direção certa.
Dantas

"O Alex descobriu que foi dispensado do Valor Econômico por uma "sugestão" do Belluzzo? Correm boatos..."

Quá quá quá... Só se o Alex fosse dispensado do Palmeiras

Concordo que o Olavo de Carvalho viaja bastante (o texto sobre o Obama que você colocou é uma boa evidência e não é a única) mas não consigo deixar de lembrar do tempo em que ele dizia que tinha ocorrido um evento chamado "Foro de S. Paulo" (com a descrição de seu respectivo projeto), liderado pelo Lula e pelo Fidel, com a presença nobre de FARC e outros assemelhados, e todo mundo afirmava que isso era uma teoria de conspiração estúpida nascida na cabeça maluca dele. O fato é que 20 anos depois, o Lula e o Fidel estavam lá discursando e celebrando os 20 anos do Foro e o sucesso do projeto deles na América Latina. Só por essa, acho injustiça a presença do Olavo, mesmo que maluco, na lista.

"Fez greve, tem ponto cortado."

Nao no Brasil. Mais uma de nossas jabuticabas. Depois neguinho acorda e fica surpreso que tem barra de ferro na janela e caco de vidro no muro de sua casa.

Os professores deveriam despachar os partidos de seus sindicatos. Ficar de vaquinha de presépio é dose!

Não funcionou o link do Olavo?

Tem esse, onde o texto dele virou motivo de piada...

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=7007.0

Que tal incluir o novo "velho" Maluf, Afif?

Faltou você hein pateta !! Enquanto isso, PNAD fazendo as "viúvas do FHC" chorar kkkk

“Estou correto na caracterização?”

Não.

“E por isso mesmo, não devemos premiá-los com bônus de performance. Afinal, onde já se viu?!?”

“Bônus de performance” é o nome do medicamento genérico? Ou é como você chama licença médica?

“Eu estudei em uma escola privada e no curso de português ao invés de ler clássicos da língua portuguesa, os professores me faziam ler livretos infanto-juvenis advogando a reforma fundiária urbana. The horror, the horror!”

Eu estudei em escolas privadas (Escola Parque, São Marcelo e Santo Agostinho) e jamais li nada sobre reforma agrária ou com teor político nas aulas de português. Li vários clássicos da literatura brasileira, assim como Monteiro Lobato. Você teve azar, só isso. E, pelo que se lê de seus textos, isso não teve nenhuma influência na qualidade do seu português, o que, curiosamente, é um exemplo que invalida o argumento do imenso efeito deletério de Paulo Freire sobre a educação brasileira (isso sem negar que ele tenha tido efeitos negativos).

Sera possivel que tantos genios (auto-intitulados) da economia internacional nao tenham percebido que Jaelio Bezerra e' um humorista? E ainda chamam os outros de burros?
Constantino nao deveria estar nessa lista, o publico-alvo dele e' diferente, ele nao posa de economista-de-chicago, a estrategia de comunicacao e' outra. Estao com inveja do trafego no blog dele ser muito maior?

Desnacionalizador, ri muito com seu primeiro parágrafo (quem me dera Jaélio Bezerra ser um humorista!). Já o segundo parágrafo foi um tanto redundante - depois de ler o primeiro, eu já sabia que você era um rodriguete.

JP, você deve ser bem mais informado que eu (sem ironias) sobre o tema. Entretanto ontem vi um cara favorável à manutenção da greve e ele explicou seus pontos. Ele começou citando Paulo Freire e sua pedagogia como sendo "o passo à frente que nós não demos". Percebi se tratar de um idiota pós-marxista ou um picareta. Mas tentei entender a greve. Ele continuou exigindo a saída da secretária, num passo tipo "fora Cabral", feliz com a bagunça e acreditando que o combate nas ruas deixa a secretária mais fraca. Achou natural a partidarização dos debate sobre o ensino. Disse que o governo Paes não dá foco na educação, apesar confirmar que a proposta tornará os salários dos professores do Rio o segundo maior do Brasil (atrás somente do DF, numa comparação estranha). E concluiu dizendo que o plano de carreira não contempla 300% de progressão salarial, coisa que ocorre em países desenvolvidos(!). Então ele não aceita o aumento de 8% e sugere manter a greve em nome da educação.
Fica Costin! E fica Paes!
Dantas

Dantas,
Como eu disse no início de meu segundo comentário, e repeti depois, esse pessoal do sindicato do Rio (e, suspeito, de outros no Brasil), é, no geral, tresloucado. Não tenho dúvidas de que se implantássemos de cabo a rabo o projeto deles a educação continuaria na merda. Eu não sou dogmaticamente contrário à premiação dos melhores professores, eu só não entendo como achar que a migalha é melhor do que o almoço. Nosso problema não é o dos países avançados que têm enfrentado uma diminuição relativa de seu desempenho educacional, mas ainda numa faixa superior quando se vê o contexto mundial. Vamos primeiro chegar onde eles estão hoje, depois a gente se preocupa com os gargalos que eles sofrem.

O problema é que nem a esquerda, nem a direita possuem um projeto estruturante para a educação. Lula-Dilma só fizeram o piso salarial nacional, o que é muito pouco. Nossa direita não tem tradição de pensamento pedagógico. O que por ventura teve, como os positivistas gaúchos, ou o João Pinheiro em Minas, perdeu. É curioso que boa parte das propostas de educadores "progressistas" brasileiros, como tempo integral, escolas especiais para formação de professores (no modelo das Écoles Normales), carreira, currículo unificado, não é invenção da esquerda, sendo mais bem um mix de ideias iluministas e liberais. Não à toa, na América Latina, por exemplo, o estímulo à escola pública laica se deu em governos como os do Benito Juárez, no México, e do Sarmiento, na Argentina. Mas o Brasil é sui generis até em relação a seu entorno. Aqui, os liberais advogam centrar no docente toda a carga de culpa e responsabilidade, sem lhe dar os meios adequados para cumprir sua função, com a exceção de de coisas como a "pedagogia do amor", que Alckmin-Serra promoveram em São Paulo, ou as propostas de "escolha de vencedores" do Gustavo Ioshpe. É claro que esse país não vai dar certo com esse grau de alienação e de esquizofrenia. Estamos presos entre tresloucados. Mas eu não tenho dúvidas que o projeto do sindicato carioca é inexequível, eu só acho que sua eventual força em barrar a Costin é pelo menos não piorar mais a situação. E eu espero que alguém roube logo a bandeira do PSTU.

Anonimo vc e' meu herói, vc sintetiza as coisas que eu penso do Brasil mt melhor do que eu mesmo consigo fazer, gracas a deus estou no meio do midwest usando o stata o dia todo e meu green card ja foi aprovado

o brasil ja foi pro saco, gente.. pra que se preocupar com essa aberracao? ja nem sei se o brasil e' pior ou nao que a argentina

Midwest? Chicago? Adoro Chicago. Parabéns pelo Green Card. Quanto ao Brasil, acho que nunca saiu do saco.

"O", depois desse "quem me dera Jaelio ser um humorista" fiquei encafifado.
Meu comentario tinha sido dirigido a outros leitores que pareciam realmente acreditar que o blog dele nao era de humor. Nem me passou pela cabeca logo voce falar isso. Noutras palavras, voce e' o Jaelio!

O ilustre juiz Luis Fux fez por merecer seu ingresso ao bestiário, ao conceder uma liminar que suspende o corte de ponto dos grevistas do Rio. Que piada de mau gosto...

O Celso Antonio Bandeira de Mello conhecido nos meios jurídicos tambem merecia entrar nesta lista

"O" Anonimo (terça-feira, 15/10/2013 às 23:32),
Tudo bem, pois reconheço que não mereço estar lá em cima entre os nominados do seu post "O Bestiário". Destaque que também não significa o melhor dos mundos, pois não tenho muita consideração pelo jornalista Ricardo Noblat. E uma companhia como a de Olavo de Carvalho apesar de eu admirar a cultura dele não é vaidade que apeteça a quem se julga de esquerda.
Dai, entretanto, em alcandorar também o ministro Luiz Fux, é lançar-me ainda vivo na Terra de Hades.
Dizem que ele foi escolhido para absolver José Dirceu. Pobre engano. Foi escolhido para dar a entrevista à Folha de S. Paulo e afrontar todo o judiciário, depreciando-o diante do Poder Executivo.
Você pode desenvolver-se em assacar contra mim achincalhes e impropérios vis que o satisfaçam ou tratar-me com o desdém de casta impregnada de soberbia, mas justapor-me ao ministro Luiz Fux é ultraje desmedido que me faz sentir de novo fora do lugar.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 19/10/2013

Quando o "O" colocou o Rodrigo Constantino no bestiario nao dei a menor importancia. Afinal, Rodrigo who????
Entao alguns dos 18 leitores começaram a defende-lo, com gente ate falando que era "Uma das melhores mentes do país!!!"
Achei humildemente que devia, depois de muitos anos fora, estar desatualizado.
Entao esta semana o tal Rodrigo, blogueiro da veja, faz um post sobre direito dos animais. Agora estou convencido que ele merece lugar de destaque no Bestiario.
Não e' que ele e' metido a intelectual. Tem uma pos-graduacao mequetrefe, mas para tudo ele apresenta a verdade. É certo que não leu 1% do que cita. Se propõe a ser um erudito, mas não tem idade nem estudo para isso.
O texto e' risível e sem intimidade com a lógica. A única coisa que o texto indica é que o Rodrigo fez uma primeira leitura na dialética erística de Schopenhauer.
Fundamentalista de direita, esquerda, liberal ou comunista tem lugar garantido no Bestiario.

"Constantino?"

Isso mesmo. Ele é chato como uma urticária e denso como chumbo.

hahahahahahah sensacional

"O" Anônimo,
Não é para tripudiar, apenas penso que vale aqui uma referência ao post de Paul Krugman “Agglomerating A Revolution” de segunda-feira, 22/10/2013 às 08:00 am e que pode ser visto no seguinte endereço:
http://krugman.blogs.nytimes.com/2013/10/22/agglomerating-a-revolution/
No post “Agglomerating A Revolution” Paul Krugman menciona o artigo “Competing successfully in a globalising world: Lessons from Lancashire” de autoria de Nicholas Crafts e Nikolaus Wolf que segundo ele mostra que a pujança da indústria têxtil de algodão na Inglaterra beneficiou bastante do adensamento populacional na região de Lancashire.
Mesmo quando no final da década de 80, eu observava Paul Krugman externando opiniões um tanto divergentes da minha, eu não o deixava de admirar. E agora quando parece que ele fica pesquisando nos blogs para saber minha opinião para só então apresentar a dele em tudo coincidente com a minha, não há porque não o admirar ainda mais (Tenho ainda divergência com a posição dele em relação ao Euro e considero que ele não leva em consideração aspectos políticos concernentes à economia). Aqui no post “Agglomerating A Revolution”, ele foi muito claro sobre o interesse dele em geografia econômica que para mim é a base para uma boa compreensão da realidade econômica.
Não sou economista nem geógrafo, mas assim como Roberto Campos lá no “Lanterna na popa” dizia medir o PIB pela qualidade dos quartos sanitários nos restaurantes de um lugar qualquer, eu venho avaliando a economia de um país, estado ou região, pela concentração populacional, clima, solo e relevo.
Não é por outra que em meu comentário de sexta-feira, 04/10/2013 às 23:07, aqui neste post “O Bestiário” de quinta-feira, 03/10/2013, eu recriminei a você trazer como vantagem comparativa do Brasil a baixa densidade populacional. Aliás, a sua pouca consideração pelos aspectos geográficos o levou a posição extremada expressa em dois posts saídos em sequência aqui no blog Mão Visível e ambos de sua autoria. O primeiro intitulado “NPTO escorrega em uma banana histórica” foi publicado, sábado, 20/03/2010 e pode ser visto no seguinte endereço:
http://maovisivel.blogspot.com.br/2010/03/npto-escorrega-em-uma-banana-historica.html
E o segundo intitulado “Uma pequena lição sobre ferrovias no Brasil” de sexta-feira, 26/03/2010, pode ser visto no seguinte endereço:
http://maovisivel.blogspot.com.br/2010/03/uma-pequena-licao-sobre-ferrovias-no.html
É claro que o seus dois posts não foram para desqualificar a importância da geografia na realidade econômica, mas para antepor a idéia de Na Prática a Teoria é Outra de que a União é mais competente do que os estados membros para realizar um projeto de repercussão nacional. Você apresenta o projeto de facilitação da imigração de estrangeiros como elemento suficiente para demonstrar que o projeto pode ser de iniciativa particular e de uma iniciativa centrada em um estado membro.
A crítica que eu faço é primeiro não levar em conta que no final do século XIX, o Estado representava menos de 10% dos gastos públicos. E depois em não considerar a importância dos dados geográficos do estado de São Paulo na pujança daquele estado naquele estágio da economia brasileira.
Os dois posts pecam em não dar a devida importância a qualidade do relevo, solo e clima paulista que favoreceram uma maior concentração populacional de tal sorte que com menos da metade da área de Minas Gerais, o valor da produção da agropecuária paulista ainda hoje é 50% maior do que a de Minas Gerais.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 28/10/2013

favor incluir ronaldo fofucho nazario e Edson Era-antes do nascimento