teste

sexta-feira, 21 de maio de 2010

41 comentários:

- Ocê lembra quando éramos pobres?
- No,No
Ocê lembra quando éramos pobres?
- No,No
Ocê lembra quando éramos pobres e enrolamos aquele abestado que só fazia programas complexos?
- No,No
Tudo continua como dantes na terra dos Abrantes!

PENSAMENTO DO DIA

"O unico prefixo intelectualmente aceitavel 'a palavra keynesiano e' ANTI."


Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

PS: Descobri quem e' o representante brasileiro no FMI: O NOGEIRINHA! Cruzes, pessoal! Gracas aos ceus, como ele proprio diz, "somos poucos".

O MULA, O TURCAO E O DININHO - I

Um companheiro aqui do blog, em comentario feito num post anterior, perguntou a opiniao da cambada sobre o episodio recente envolvendo Brasil, Turquia a Iran. Aqui vai a minha.

"Paises nao tem amigos, mas sim interesses".
JFD


OS FUNDAMENTOS DA GEOPOLITICA

As duas ferramentas mais comumente utilizadas em situacoes de conflito internacinal sao a Teoria dos Jogos e o jogo de Chicken. Vamos a uma rapida repassada desses instrumentos, porque os membros mais jovens da dileta cambada podem nao ter tido tempo de adquirir essas informacoes.

A Teoria dos Jogos atua no nivel estrategico. Colocando em termos muito simplificados, ela se apoia no fato de que as acoes racionais de pessoas quando confrontadas com situacao cujo resultado depende da decisao de outras, e' a de minimizar as perdas. O maior exemplo ilustrativo dessa assertiva e' o "Dilema do Prisioneiro".

Imagine o cumpadre que voce teve a ideia de jegue de fazer montanhismo na Turquia com um amigo seu. E acabam sendo presos em uma das celebres prisoes turcas, em celas separadas. Ae o seu delegado manda chamar voce e diz:

"Negocio seguinte: se voce e seu amigo confessarem, cada um pegara' um ano de cana. Se os dois se declararem inocentes, eu mando soltar os dois. Mas ai daquele que mentir. Pois se um se disser inocente e o outro culpado, naturalmente entenderemos que o pretenso inocente mentiu. Esse entao vai puxar perpetua."

A decisao racional e' evidentemente se declarar culpado, pois e' melhor puxar um aninho na certeza do que arriscar perpetua, certo, galera?

O jogo de Chicken e' aquele em que dois motoristas dirigem em alta velocidade e em rota de colisao. O primeiro que perder os nervos puxa o carro para a esquerda e perde o jogo. Esse e' um jogo de nivel tatico.


Continua...

O MULA, O TURCAO E O DININHO - II

Deste ponto de vista, como esta' o embroglio da situacao no Oriente Medio?

1- Israel

Perda catastrofica: Ser riscado do mapa. O Dininho e' louco e perigoso. Ja' deu provas cabais disso, como a negativa do Holocausto e o concurso infantil para malhar o judaismo, por exemplo. Alem disso ja' declarou que quer riscar Israel do mapa. Quando Hitler disse o mesmo sobre os judeus na Europa, a tchurma decidiu nao acreditar. Deu no que deu.

Perda menor: Isolamento internacional.


2- Iran

Perda Catastrofica: Extincao do povo iraniano pela fome canina que certamente vira' com o fim da renda do petroleo. Recomendei aqui no passado a leitura do livro "Collapse". Nesse livro o autor examina as condicoes que levaram 'a extincao de povos no passado, estabelecendo um modelo deterministico sobre a relacao causa-efeito desses eventos. Nao e' uma questao de "se", mas de "quando". O tal de Khomeini conclamou o povo a ter filhos pelo profeta. Nunca houve tamanha explosao populacional na area. Os iranianos sairam do equilibrio ecologico. O territorio iraniano nao comporta tanta gente, requerendo macicas importacoes de generos de primeira necessidade. Pra complicar a situacao, eles vendem domesticamente gasolina a preco de banana. As curvas de crescimento de consumo e declinio de producao apontam para o fim inexoravel do excedente exportavel AINDA NESTA GERACAO. Em qualquer caso, o que quer que seja que eles facam, este fim deterministico podera' ser adiado, mas nunca evitado. Exceto pela acao militar...

Perda menor: Recrudescimento de sancoes internacionais.


Como nem Turquia nem Brasil estao com sua existencia ameacada, sua insercao neste jogo e' a de meros coadjuvantes.


Continua...

O MULA, O TURCAO E O DININHO - III


Como ficaria a situacao na regiao caso o Iran adquira armas nucleares? Imaginem o seguinte: primeiro de dezembro da 2040. O BC iraniano recebeu o pagamento do ultimo carregamento de petroleo enviado para a China no mes anterior. O presidente faz as contas e verifica que suas reservas internacionais tem duracao de mais 2 anos de importacoes.

O que voce faria numa situacao dessas, com bombas atomicas em seu arsenal?

a- Vai pra TV e faz um discurso pungente de que e' chegada a hora de morrer de fome pelo profeta.

b- Arruma um enguico qualquer no Kurdistan e anexa a parte iraquiana, rica em petroleo.

Ah, ta' bom, num esqueci da area shiite de Basra nem do Kuwait, nao cumpadres. Eles serao os proximos, mas e' mais facil partir pra cima da etnia mais fraca primeiro.

Pois uma vez que o Iran tenha arsenal atomico, todos os seus vizinhos estarao no jogo, e a decisao que cabera' a eles sera:

Perda catastrofica: Aniquilacao nuclear.

Perda menos: Perder autonomia politica e conomica para os persas.

E' extremamente provavel portanto que todos caiam num formidavel efeito-domino'.


Continua...

O MULA, O TURCAO E O DININHO - IV


Examinemos agora a situacao no tocante ao jogo de Chicken. Esse jogo essencialmente explora o medo. Neste caso em particular esta'-se seguindo a linha de maximizar o efeito da "perda menor" e minimizar a possibilidade da "perda catastrofica".

Nesse contexto, Dininho espertamente tenta arrumar suporte internacional para que Israel se sinta amecado pelo isolamento interncional. Seu objetivo e' convencer o estado judeu de que terao uma sorte semelhante 'a Africa do Sul do Apartheid. Por outro lado jura de pes juntos que nao quer construir bomba porra nenhuma, tentando minimizar desta forma a possibilidade da perda catastrofica do lado israelita.

Israel por sua vez poe pressao nos US pra usar seu poder na UN e estabelecer um sistema de sancoes severissimas a nivel mundial, o que desestabilizaria o regime no Iran. Pra minimizar a possibilidade da perda catastrofica, eles acenam com grande cooperacao economica e tecnologica, numa tentativa (ao meu ver impossivel) de reverter o encontro das curvas de producao e consumo de petroleo.


O que tem pra Turquia nesse negocio?

Se o Iran tiver sucesso, eles serao vistos como aliados no momento da expansao territorial iraniana. Se fracassar, eles posam de defensores da paz entre os povos.

O que tem pro Brasil nesse negocio?

Nada, porra nenhuma, exceto chacotas sobre a presuncao de uma potencia essencialmente regional querer meter o bedelho onde nao tem skin in the game, nem leverage de qualquer especie sobre os protagonistas do espetaculo.

Entenderam agora o por que do titulo "O MULA...".


Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

"Continua..."

Kleber, presumo que seja você (didatismo e bom humor inconfundíveis), como diz um amigo, prossiga o enterro. Tô ansiosa.
Bjs., lu.

Deixando de lado a dinamica do Oriente Medio (onde irracionalidade e a estupidez imperam, o que faz com que a possessao de armas nucleares pelo Iran seja preocupante), eu acho que nao pode ser correto que os interesses brasileiros a medio e longo prazo estejam melhor servidos pissing off os estados unidos, inglaterra, alemanha e franca, para se alinhar com o Iran e a Turquia (e talvez a china).

Eu tenho certeza absoluta (100% certo por que ouvi direto de um under secretary na quinta de noite) que o rap do brazil no state department em DC e o seguinte

a) WTF!
b) amadores - o negocio foi tao explicitamente sobre o Lula e nao sobre o Brasil e/ou seus interesses que o tiro saiu pela culatra.
c) reversao as raizes petistas de nao alinhamento.
d) grande dano as aspiracoes brasileiras de participar mais ativamente na diplomacia internacional (eg, conselho de seguranca)


PIG

Caro Kleber Santos,

a teoria dos jogos não se resume ao dilema dos prisioneiros. minimizar perdas está longe de ser a principal estratégia na maioria dos casos.

vc, por nao ser economista, deveria evitar meter o bedelho nestas coisas.

AO ANONIMO DO BEDELHO

1- A Teoria dos Jogos NAO foi criada por economistas. A primeira referencia feita 'a teoria ocorreu em 1713, numa carta de James Waldegrave, sobre o jogo le Her. Quem sabe nao foi por isso que acabou batizada como tal, hein, cambada? Posteriormente avancou com James Madison, cujo foco era linguas e matematica. Politico brilhante, ele acabou se tornando presidente dos US. A teoria tem vasta gama de aplicacoes, economia sendo apenas uma delas. Em biologia, por exemplo a teoria e' aplicada em analise de "fitness" das especies.

2- Evidentemente que o AdoB ignora esses fatos, e por isso considera que a porra da tal teoria e' monopolio da classe profissional dos economistas. Pena que ele ja' morreu, senao diria pra um idiota chamado Charles Darwin que ele nao deveria se meter com aplicacoes da TdJ, pois afinal ele nunca entendeu nada de economia, certo, cumpadres?

3- Por consequencia do item 2, fica portanto demonstrado alem de uma duvida razoavel que o AdoB e' um ignorante.

4- Frisei no post que a descricao da TdJ era ultrasimplificada, pra ajudar o entendimento por parte de nossos amigos mais jovens dessa nossa dileta cambada.

5- E' interessante notar que o ignaro nao contestou pontos do raciocinio associando o dilema do prisioneiro 'a situacao descrita pelos comentarios, porque ai' ele teria que discorrer logicamente sobre alguma coisa. Conscio de sua limitacao intelectual, ele nao o fez. Parabens, AdoB. Voce - mais uma vez - demonstra saber o comprimento de suas pernas.

6- Mas como ignorancia e' tao duro de esconder como tapar o sol com a peneira, ele, mesmo num comentario tao curto, ja' mostrou o que tem dentro da caixa craniana: porra nenhuma.


E um abraco de quebrar costela


Kleber S.

Gente, acho que toda minha educação foi inútil. Sempre achei que a teoria dos jogos era aplicada principalmente na política.

Quem realmente "criou" a teoria dos jogos moderna foi John Von Neumann.

Nao tenho nenhuma duvida que a principal aplicacao pratica de teoria dos jogos hoje e "auction theory," geralmente aplicada a leiloes, por exemplo, de spectrum de radiofrequencia (e que desde da decada de 90, quando spectrum foi leiloado pela primeira vez nos Estados Unidos, movimentou muitas dezenas de bilhoes de dolares).

Ha outras aplicacoes. Nossos amigos em Long Island usam um pouco de teoria dos jogos em certos algoritmos do Medallion Fund, por exemplo.

E dizem as mas linguas que ha varias aplicacos militares reais, associadas a problemas de evasao de misseis e outras coisas (mas eu so acredito vendo, e nao vi nem vou ver).

Pelo menos ha 15 anos atras, a matematica de teoria dos jogos era desnvolvida por, ehhhh, matematicos (Jean-Pierre Aubin e um nome que eu ainda lembro, fez bastante coisa nas decadas de 80 e 90). Se voce nunca aprendou analise de set-valued functions nao precisa tentar aprender, por que nao e coisa de primeiro ou segundo ano de pos graduacao de matematica...


Economistas usavam e usam a teoria nao-tao moderna (como sempre os economistas usam matematica mais ou menos 50 a 100 anos atrasada)em auction theory.

PENSAMENTO DO DIA

Keynesianus sao individuos inflacionarios, pois consomem recursos escassos sem a contrapartida de produzir alguma coisa.


Fraternalmente,

Kleber S.

Kleber S.

Lembro-me que tempos atrás, vc comentou que estava trabalhando em um projeto de "defense" revolucionário. Seriam os persas os primeiros a conhecê-lo?

Abs

Alex,o FED esta sendo muito otimista com projeções de crescimento de 3,4% para 2011 e 4% 2012?

Kleber Santos,

obrigado pela didática exposição sobre a história e o desenvolvimento de teoria dos jogos desde o sec.18.

como vc sagazmente percebeu, sou do tipo que sei o tamanho das próprias pernas, e vc há de concordar que isso me dá consideravel vantagem competitiva diante dos numerosos zurradores de plantão, tanto cá como lá.

realmente, meu comentário nada continha de substantivo sobre a tal teoria, pois eu, de fato, como vc destacou, não sei picas sobre ela.

por isso vc é importante aqui no blog, oh, grande e supremo kleber santos. para suprir todas as lacunas acadêmicas, políticas e culturais existentes no seio desta comunidade de blogueiros.

aproveito para dizer que não precisamos conhecer a teoria dos jogos para afirmar que, estrategicamente, lulalá cagou no pau com essa recente missão irã.

o que acha disso, oh, magnânimo e piedoso kleber santos?

um abraço fraternal, do seu Karl.

Londres, verão de 1875.

MARCELO

A gente nunca fica sabendo do deployment do produto.


IVO

Ja' eu achei a cifra do Fed modesta. E' tudo crescimento 'estatistico'. Em janeiro - apos o 'crescimento' de 6% ao ano verificado no trimestre anterior - comecei a reparar o fechamento de negocios 'marginais'. Microempresas cujas instalacoes eram mais do que modestas. Ha' duas semanas atras, numa area classe media da Grande Los Angeles, numa passada de olhos em uns dez quarteiroes contei 12 negocios fechados neste ano. A ultima vez que estive no lugar - Nov 2009 - eles ainda funcionavam. Fiquei tao impressionado que tirei fotos e fiz um slide show que batizei de "The Great Recovery" e mandei pros amigos. O feed-back foi chocante. De Nevada a New Jersey, passando por Arizona e Arkansas estao vendo o mesmo. Outras recessoes nao foram assim. Ta' parecendo trechos do livro da Ayn Rand, "Atlas Shrugged". Enquanto isso sao 'criados' 290 mil empregos no pais num unico mes, mas o desemprego sobe. "Mais gente procurando emprego", diz a midia 'especializada' e o governo. Ora cumpadre, esse numero e' facilmente pesquisavel, certo? E' so' perguntar pra galera que respondeu estar desempregada quando ela comecou a procurar emprego e por que. Mas essa pergunta e' convenientemente esquecida. Porque se for lembrada, a manipulacao acaba. Eu diria que sao minimicro empresarios fechando as portas do negocio onde trabalhava com a mulher e quem sabe algum filho.
Mas ta' tudo bem, viu, Ivo? Vamos crescer e ate' na sexta feira a bolsa subiu. O euro 'estabilizou' e por isso o apitchitchi por rixco dos investidores voltou. Exatamente 'as tres e meis da tarde, porque ate' entao pregao estava negativo. Mas ai ele subiu. E a midia imediatamente achou uma razao para tal!

Ja' o Kleber S., conspiratorio como ele so', acha outra coisa: manipulacao. A desova do dinheiro de QE do Fed teve como target semana de exercicio de opcoes. Pra Elmo Camoes nenhum botar defeito. Outra 'coincidencia' mercadologica e' que - ate' quando segui no comeco do ano - 80% (oitenta por cento) dos pontos da subida vertiginosa do Dow Jones aconteceu na primeira hora do pregao da segunda-feira! Ce ve, tem gente que pode me achar conspiratorio. Mas considerando os dados que eu tenho, eu ja' acho que esses detratores sao otarios. A mulher chega em casa com anel de diamante, diz que achou no licho...e ele acredita!!!
Alias vao ter que fazer das tripas coracao pra livrar a cara da Goldman Sachs nesse episodio do shorting de CDOs 'marcados para morrer'...


LUCIENE

Muito obrigado pela mensagem!


CAMBADA

Mencionei aqui no passado uma frase do grande escritor peruano: "Adonde fue que el Peru se hodio?"

Nesta frase ele queria dizer: qual foi o grande erro que cometemos pra ser esse paisinho fajuto que somos? Eu recomendaria a ele a leitura do Guns, Germs and Steel.

Provavelmente em algum carcere do seculo 22, alguem vai se perguntar: "Adonde fue que el capitalismo se hodio". Essa resposta eu tenho: foi nos entao USA, em 13/12/1913.

Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

PS: Entre as previsoes feitas no blog por esse amigo da galera que se concretizaram, esqueci de mencionar a do Gazaga Belusu, de que ele foderia com o suino da avenida Antartica por completo. CQD.

Eu sei, "O", essa qualquer idiota poderia ter previsto, mas deixa eu me gabar um pouquinho, po...

Caro Kleber, eu não acho incrível que algum palmeirense tenha achado boa ideia colocar o Bolluffo como presidente do clube. O que é incrível é que esses meus amigos palmeirenses que ficaram esperançosos com o Bolluffo tem até carteira de motorista própria... It got me to wonder about the Detran standards...

Este comentário foi removido pelo autor.

CARO "O"

Lembra do "Miguelzinho"?

Um grande abraco

MAS QUE COINCIDENCIA!!!

Ha' minutos atras li no site da Folha uma reportagem associando o estado de Israel ao regime do Apartheid na Africa do Sul.

Mas nao mencionamos isso aqui apenas ha' poucas horas atras? Que a estrategia do Dininho era justamente a de ligar Israel a Sud Africa? E que a primeira reportagem fazendo a ligacao saia - dentre as linguas que entendo - numa publicacao brasileira?

Muito lamentavel.

Alex, voce se sentiu confortavel?


Um grande abraco


Kleber S.

Set valued function...

Por que não falar correspondência?

Não é xenofobia nem nada, mas para mim isso é igual falar chair ao invés de cadeira..

> set valued function...

> Por que não falar correspondência?


Porque eu vivo fora do Brasil ha cerca de 25 anos e nunca aprendi como dizer set valued function in portugues! Eu tambem acho meio presuncoso quando as pessoas escrevem em ingres ao invez de portugues. mas no meu caso foi ignorancia, e nao malicia.

mas, pra ser super pentelho, eu nao tenho certeza que set value function e o mesmo que correspondencia! mas nao e importante.

voltando ao assunto inicial: O paralelo entre Israel e o regime de apartheid da Africa do Sul nao e sem procedencia.

Apesar das razoes fundamentais serem totalmente diferentes, e isso fazer uma diferenca enorme na hora de se avaliar alternativas de como resolver o problema, o resultado pratico hoje e que paalestinos em Jerusalem e na West Bank tem menos que direitos plenos.

Ja em Gaza a questao e bem diferente. Nao ha uma ocupacao israelense, e Israel tem todo o direito de fechar a sua fronteira com o territorio (pode nao ser inteligente, mas ai e outra questao). Alias, Gaza tem uma fronteira com o Egito (que eu ja cruzei) que tambem esta fechada!

Discussoes sobre esse assunto (oriente Medio) sempre acabam inflamando os animos na Internet (e eu nao participarei mais depois dessa mensagem).

Mas o ponto inicial eh valido: a politica exterior brasileira foi absurda e parece ter levado em conta mais os interesses do Lula do que os do pais!

PIG

NADA COMO UMA BARBARIDADE APOS A OUTRA

Num sabado 'a tarde ha' uns anos atras, da janela de um cafe' na Koenig Strasse em Duesseldorf, vi uma passeata de alemaes e arabes, onde a estrela do evento era uma bandeira do Hizbolah. Foi uma cena chocantemente inesquecivel, precisamente devido 'a historia recente dos povos judeu e alemao. Foi duro segurar a sensacao de mal-estar no estomago, com flashs de imagens do holocausto se alternando com glimpses da bandeira da morte, ironicamente amarela. Agora tem gente racionalizando a criacao de outra antecamara macabra, comparando Israel 'a Africa do Sul. E' tudo muito lamentavel.


Kleber S.

Na minha opiniao Israel deveria ser comparado 'a aldeia gaulesa.

BTW, obrigado pela solidariedade com o mengao Kleber

Abs, BobFields

Nao tenha a menor duvida: os palestinos nos territorios ocupados sao tratados de forma extremamente similar a forma como os negros Sul Africanos eram tratados nos batustoes.

E tergiversar introduzindo hezbollah e o holocausto nessa discussao nao muda nada!

"Nao tenha a menor duvida: os palestinos nos territorios ocupados sao tratados de forma extremamente similar a forma como os negros Sul Africanos eram tratados nos batustoes."

Por outro lado (e aí o contraste com o apartheid não poderia ser maior), os palestibos que vivem em território israelense têm direitos políticos plenos. Não é possível, portanto, fazer o paralelo na questão racial/étnica: na AS os direitos políticos e civis dependiam da cor da pele; em Israel depende da sua nacionalidade.

Não é bonito, mas é bem diferente da AS.

Em Soweto eu tbm não vi negros metralhando negros, ou seja, da mesma cor, credo, nacionalidade e etc.,deitados de barriga para baixo.

Existem um milhao de desculpas e explicacoes. Mas nao enxergar a realidade de que sim, exsite um paralelo bastante claro entre a ocupacao de milhoes de palestinos e o Apartheid sul-africano, e dificil para qualquer observador objetivo e racional.

Pode ser que os palestinos que vivam em Israel tenham direitos politicos plenos (como diz um dos comentarios) e so sofram de discriminacao de outras formas: e so ver, por exemplo, quanto o governo israelense investe per capita nas cidades arabes na Galileia comparado com cidade similares com populacao judaica.
Mas isso nem explica, nem justifica a falta de direitos humanos, a confiscacao de terras, e a repressao nos territorios ocupados por Israel.

Eu nao entendi a referencia as pessoas metralhadas, mas qualquer que seja a ideia, tambem nao muda o fato que uma populacao de milhoes vive sem direito de autodeterminacao, sob ocupacao militar, sem direitos plenos. Como eu disse antes, mais ou menos como os negros viviam na Africa do Sul. Nao e uma comparacao sem fundamentos.

PIG

QUEM MATOU MAIS ARABES NA HISTORIA DA HUMANIDADE?

1- Espanhois
2- Americanos
3- Israelitas
4- Arabes

ONDE ESTAO OS JUDEUS QUE VIVIAM NOS PAISES ARABES EM 1948?

1- Naqueles mesmos paises
2- Na Alemanha
3- No Brasil
4- Em Israel

ONDE ESTAO OS ARABES QUE VIVIAM EM ISRAEL EM 1948 E DECIDIRAM FICAR?

1- Na Alemanha
2- No Iran
3- No Brasil
4- Em Israel

ONDE ESTAO OS ARABES QUE VIVIAM EM ISRAEL EM 1948 E DECIDIRAM SAIR?

1- Nos outros paises arabes como cidadaos
2- Na Alemanha
3- Em El Salvador
4- Nos paises arabes em campos de refugiados



Score and rating:
- para cada resposta numero 4, multiplique o numero por 1
- para cada resposta diferente, multiplique o numero por zero

16 pontos: voce e' bem-informado e provavelmente isento
12 pontos: um pecadilho aqui ou ali nao o tornam um idiota nem desonesto
-8 pontos: a coisa comecou a ficar preta pro teu lado cumpadre, ae ce tem duas opcoes: vai pesquisar e aprende, ou se confessa antisemita
- 4 pontos: voce deve comecar a perder a esperanca de uma vida decente sobre a Terra
- 0 pontos: a dignidade humana nao me permite qualifica-lo


Um abraco de quebrar costela

Kleber S.

PIG,

há(ou havia)um video em que soldados do Hezbollah e seus AKs47, fuzilavam palestinos deitados de barriga para baixo. O texto dizia que eram da Fatah, acho que não houve isso em Soweto. Não existia a facção Biko e a facção Mandela. Haviam sim negros segregados. Já vimos muitas coisas nesta guerra absurda e de ambos os lados. Também estamos cientes que ambos sabotaram o processo de paz. Mas PIG, se para sua existência é condição "sine quo non" a minha destruição, eu faria da sua vida um inferno.

Abs

Podem dizer o que quiserem sobre a historia sob qualquer versao que desejarem )os arabes que decidiram sair, como se nenhum tivesse sido intimidado ou expulso). Podem fazer a piada que quiserem. O fato e que o Estado de Israel controla ha 43 anos (43!) a vida de milhoes de individuos cujos direitos e propriedades nao sao respeitados, que sao oprimidos e muitas vezes roubados de suas terras e direitos fundamentais.

Assim, e uma comparacao pertinente entre o que acontece nos territorios ocupados por Israel e o que ocorria no regime de Apartheid da Africa do Sul.

PIG

Alex,ja tirou o do Baú seus manuais de Chicago?

DESTA VEZ, AOS PORCOS CHUMBO!

Mocada, vemos que o sujeito que assina "porco", mais uma vez faz juz ao seu nome. Primeiramente porque nao cumpriu sua palavra. Mentiroso como qualquer nazista manipulador, anunciou apos seu primeiro post que nao iria mais se manifestar. Idiota de quem acreditou, nao e' mesmo, cumpadres? Agora vejam so' o que e' promessa do Kleber S., comparada a promessa de um porco: eu nao volto mais a esse assunto, que na minha opiniao foi trazido 'a baila pelo porco em questao pra gerar as condicoes polemicas que geraram, one ele pode desfilar seu anti-semitismo de esgoto, disfarcado de humanismo, o que soe acontecer.

Como ultimo conselho, do sempre amigo da galera, eu diria o seguinte: da ultima vez o povo foi ao matadouro como cordeiros. Isso nao vai acontecer mais, viu pessoal? Entao e' bom que todo mundo ae em vez de se travestir de humanista, pense bem o que e' melhor pra ele e para os seus. Porque um segundo Holocausto, ou tentativa de, nao vai ficar sem uma resposta que ira' afetar a vida de todo mundo sobre o planeta. Palavra de Kleber S. Eu sei que esta mensagem nao pode ser impressa. Mas ela pode ser fotografada. Sugiro que os amigos assim o facam, e depois, podem vir cobrar de mim.

Quanto aos porcos que distorcem verdades historicas evidentes, esses serao tratados devidamente de antemao. Hitler nunca teria conseguido fazer o que fez sem a ajuda inestimavel dos "enablers".

I will be watching you, pigs.


Um abracco de quebrar costela

Kleber S.

E ATENCAO, ATENCAO, CUMPADRES!

Neste fim de semana prolongado, nao percam a mini-serie "O MILAGRE DA MISTIFICACAO".

Nesta sequencia de mensagens o Kleber S. vai deixar o Alex de cabelo em pe'!!!

Estaremos tratando da ascensao e queda do sistema bancario. Vai ter pra todo mundo: esquerdistas, libertarios, investidores e outros otarios.

Entre um porre e outro discorreremos a respeito das macro-origens desta crise, o que sera' interrompido apenas pelo meu fim prematuro em funcao do meu crash pelas montanhas andando a milhao!

Neste particular tenho uma historieta envolvendo um amigo que perguntou:

"Voce nao tem medo do acelerador do seu Lexus engripar?"

A resposta foi a mais sincera possivel:

"Se isso acontecer, eu nao vou nem notar!"

Por falar nisso, no caso de o pior acontecer, antevejo o seguinte dialogo.

Meu irmao, 'a minha mulher ao abrir a porta:

"I have good news and bad news."

"Go ahead."

"Kleber is dead."

"And what about the bad news?"

"All the money is in my name to deliver to the kid after certain conditions are met..."


E um enorme abraco de quebrar costela

Do sempre teu


Kleber S.

O Kleber, quando nao tem argumentos racionais parte pra, ignorancia explicita. Primeiro introduz o holocausto (a desculpa de todo judeu reacionario e/ou ignorante para qualquer acao de Israel por mais perfida que seja), e Hezbollah (a outra desculpa), seguidas de perto pelo tratamento dos apises arabes aos judeus que la viviam, todos fatos irrelevantes a discussao: Nenhum tem qualquer relacao com a questao que era discutida, a opressao dos palestinos nos territorios ocupados por Israel.

Depois, pra realmente demonstrar de forma mais clara como pensa,ou nao pensa, e como ele nao consegue discutir nada seriamente sem a protecao do seu humor de folhetim ele me chama de anti-semita. Eu assumo que o faz porque eu disse, e repito, que os palestinos nos territorios (nao em Israel, Alex, mas nos territorios) sao tratados de forma deploravel por Israel, que pode sim ser comparada ao Apartheid da Africa do Sul. A violencia e repressao israelense (ou mais exatamente, judaica porque os arabes que moram em Israel alinham-se com os palestinos nos territorios) tem muitas faces : a ocupacao militar, a falta de direitos humanos, a destruicao de propriedade, o racionamento injusto de agua, a falta de direitos basicos como o o direito de ir e vir e o voto, os road blocks, as confiscacoes de terra, as buscas militares arbitrarias, os tribunais militares, as provocacoes dos settlers, o muro. So quem nao quer nao enxerga.

O Kleber, decidiu nao mais se proteger no seu humor pueril e que acha que sabe alguma coisa de historia por que repete a mitologia/versao judaica sobre o que aconteu em 1948 e se acha bao poruqe pensa que sabe historia como qualquer leitor do NYT. Ou evitar a discussao usando argumentos absurdos, introduzindo o holocausto, hezbollah na discussao.

Ele decidiu que eu sou antisemita porque creio e escrevi que o que Israel faz nos territorios e uma das maiores injusticas do mundo atual, principlamente vindo de um pais cujo povo tem a historia que tem, e que na sua declaracao de independencia pretendia ser uma "light unto nations."

Essa atitude demonstra - mais uma vez - que o Kleber e extremamente apto para a discussao do besteirol bem humorado, mas nao pra qualquer assunto serio. E que tem problemas mal resolvidos (talvez deva tentar Viagra ou alguma droga similar), porque sempre que a discussao passa a ser um pouco mais seria, e ele e contrariado com fatos, ele passa a ofensa pessoal. Isso sim e engracado, na verdade ridiculo e risivel.

Na verdade, a manutencao da ocupacao e a maior ameaca ao Estado de Israel, ao seu carater e composicao, como foi idealizado e inicalmente concebido por Theodore Herzl, Ben Gurion e os seus fundadores. Nao e o Hezbollah, o Iran, a Siria ou o Hamas.

A ocupacao e tao ruim e nociva a Israel que a sociedade israelense construiu um muro em parte por questoes de seguranca, mas em parte para isolar-se do que ocorre la.

A ocupacao e a repressao de milhoes de plaestinos por decadas - que continua - e sim algo de que todas as pessoas de boa indole e objetividade devem se envergonhar, condenar e opor. O fato de que um povo que foi vitima de repressao e perseguicao por seculos e o repressor neese caso, so faz a situacao pior. Talvez seja o sucesso do experimento sionista: o povo judeu numa situacao normalizada, incluindo o seu papael de opressor.

Aqueles judeus - israelenses ou da diaspora - que defendem a ocupacao, ou a justificam, geralmente com argumentos realmente lamentaveis como o holocausto, ou o radicalismo islamico, e que, invariavelmente, acusam os seus interlocutores de antisemitismo, fazem um enorme mal ao Estado de Israel, pois ajudam a sustentar essa situacao que traz um risco existencial verdadeiro. E que deveria ser a vergonha de qualquer judeu.


Kleber, antes que eu me esqueca, antisemita e a PQP.

PIG

Pig

Põe de lado só um segundo esta sua retórica opressor-oprimido de grêmio estudantil e me respond uma pergunta: Quem se recusa a reconhecer o direito a existência de quem?

Outra: O que fariam os anjos do Hezbolah, do Fatah e dos países árabes com o poder de fogo que tem os Israelenses?

Depois tenta descobrir por causa de quem os palestinos continuam vivendo miseravelmente. Uma dica: Não tem a ver nem com Israel nem com...os palestinos! Tenta Egito, Irã, Siria...

Kleber,

Não sei a quanto tempo você voltou a comentar, mas seja muito bem vindo!

Aproveito pra te perguntar uma coisa: Vou aproveitar o Memorial Day pra viajar pelo deserto e tenho também uma certa tendência a andar a milhão (não que o ELANTRA permita, mas...) então, para não fugir do tópico do blog, te pergunto a respeito do risco econômico de fazer isto nos USA (la policia, multa, radar etc)..

Abraços

André Lima

ANDRE LIMA

395 em Nevada: Vegas-Reno, sem problemas. Reno-Susanville, sujeira!

Rota 40 AZ/CA, Flagstaff a Barstow: lado do Arizona: arriscado; lado CA, moleza.

New Mexico, nem pensar.

Colorado, paralelo 'a Santa Fe' trail: tudo bem.


Essa foi minha experiencia. Nunca dirigi em Utah, Wyoming e Montana acho que nao tem limites.

Espero que nao tenha sido tarde demais.

Um grande abraco


Kleber S.

Caro GG (aka Kleber S),

Todos os países produtores de petróleo do ME estão na mesma situação que o Irã. Eles vão ter que comprar comida de algum jeito quando o ouro negro acabar e não vai ser cada um deles construindo nukes que o problema será resolvido.

Quando/se Teheran tiver seus nukes, os ayatollahs NÃO terão o upper hand no ME. Eles estarão apenas mudando o jogo político e criando um novo deterrence. Eles estarão se pareando com Israel, que já tem suas bombinhas. Se os iranianos quiserem usar seus nukes como item de barganha, vão encontrar o manto nuclear dos EUA sobre os demais países "desnukados". NK vem fazendo esse joguinho há décadas e sabe que tem as bombas mas não pode usá-las pois seriam aniquilados logo em seguida. Porisso duvido que o Irã consiga fazer chantagem atômica com seus vizinhos.

Cheers,
Debunker (striking again)