teste

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A pedido - 1

Tinha prometido ao Pedro que postaria o gráfico da inflação "cheia" e núcleo no Brasil e estou cumprindo a promessa. No caso, como temos 5 medidas de núcleo (médias aparadas, com e sem suavização, exclusão, IPCA-EX e IPCA-Dupla Ponderação - que reduz o peso de acordo com a volatilidade), estou usando a média simples delas, para não ser acusado de usar a mais conveniente.

Como se pode ver, não há muita diferença, ao contrário de, por exemplo, o que se vê nos EUA, sugerindo que - conforme tenho insistido - não se trata de processo inflacionário resultante de uns poucos preços muito voláteis, mas sim disseminado.

13 comentários:

alex,

como o banco central europeu consegue manter a inflacao na Alemanha a 2% sem elevar os juros?

porque nao podemos copiar as politicas do BCE?


att,
Nelson.

"como o banco central europeu consegue manter a inflacao na Alemanha a 2% sem elevar os juros?"

A resposta é que ele não consegue. A inflação na Alemanha será mais alta que a inflação, digamos, na Espanha caso a taxa de juros do BCE permaneça constante.

O problema - que está ficando mais agudo - é como o BCE pode tratar a inflação na Alemanha sem agravar a recessão na Espanha. O que sugere o que todos sabemos: a Zona do Euro não é uma área monetária ótima.

O problema eh que tem umas antas na Fazenda (desculpe o trocadilho) que realmente acreditam que mais inflacao gera mais crescimento.

Entao o debate nao eh, verdadeiramente, sobre a natureza da inflacao no Brasil hoje. O debate eh sobre como o pais vai crescer.

As antas da Fazenda acreditam que crescimento mesmo eh promovido pelo estado e acreditam que a Selic definida pelo Bacen eh o que determina o custo de endividamento publico. Enfim, coisa de anta mesmo.

A zona do Euro está na famosa "sinuca de bico".

Nunca entendi o que significa uma sinuca de bico. Quando a bola branca está no bico da mesa?

Alex,como a Alemanha se recuperou mais cedo que EUA e outros europeus?

Você só escreve essas coisas para tentar me impressionar.

"A Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca explica o que é sinuca de bico: situação de jogo em que a bola branca toca ou se aproxima do bico (contorno arredondado no canto, junto às caçapas), impedindo que o jogador atinja outra bola visada, em tacada natural direta."

http://outubro.blogspot.com/2005/08/dirio-da-fonte-sinuca-de-bico.html

Sério: essa dúvida e a consequente informação sobre a "sinuca de bico" foi ótima!

Abs

Leo

Não interessa o que você mostre. Se esfregar esse gráfico ou o gráfico do índice de difusão x ipca na cara de uns e outros por aí não mudará certas opiniões "curiosas". O fato é que é mais fácil falar o que se quer que aconteça e não o que realmente acontece. Política do avestruz.

Sabe o que seria superbacana? Colocar junto nesse gráfico, a taxa de juros, o déficit primário e o déficit nominal do governo. É pedir muito?

Alex,

Qual programa e base de dados devo utilizar para fazer algo parecido com isto:

http://www.nytimes.com/interactive/2008/05/03/business/20080403_SPENDING_GRAPHIC.html

Grato!

Marcos