teste

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mais zeitgeist

Chega até a ser engraçado...

Of DOW JONES NEWSWIRES

SHANGHAI (Dow Jones)--A relatively weak U.S. dollar has been hurting Brazil's economy, and a potential Chinese yuan revaluation against the dollar could help stabilize global currencies, Brazilian Finance Minister Guido Mantega said Wednesday.

Mantega's comments come ahead of key Group of 20 nations meetings, where he said Europe's sovereign debt crisis and ongoing International Monetary Fund reforms are likely to dominate. The Chinese yuan policy is also widely expected to be on the G20 agenda.

"The problem is not renminbi but the dollar,"
Mantega said in an interview, using another name for the Chinese currency. "The U.S. has been maintaining weakness of the dollar to
help its export sector.
And China doesn't want to be less competitive."

The pegging of the yuan to the dollar exacerbated the condition, he said.

28 comentários:

Deixa eu ver se entendi direito: o dólar está "fraco", relativamente a uma moeda, digamos, o real, quando um real só pode ser comprado com muitos dólares. De outra forma, é preciso poucos para comprar um dólar (usando a lei matemática "neoclássica" de que x^-1 = 1/x).

Bem, então, para nós, este não é um problema. Além disso, algum Dr. Strangelove, escondido em uma sala secreta tem, propositalmente, mantido o dólar fraco para promover exportações o que seria uma prática até condenável na OMC sob uma única condição: nós podemos, e eles não.

De fato, o Ministério da Fazenda não é a Santa Sé. Mas também...

Faltou, no texto abaixo, um "real" no primeiro parágrafo, o que poderia tornar o meu texto pterodoxo demais.

Deixa eu ver se entendi direito: o dólar está "fraco", relativamente a uma moeda, digamos, o real, quando um real só pode ser comprado com muitos dólares. De outra forma, é preciso poucos reais para comprar um dólar (usando a lei matemática "neoclássica" de que x^-1 = 1/x).

Bem, então, para nós, este não é um problema. Além disso, algum Dr. Strangelove, escondido em uma sala secreta tem, propositalmente, mantido o dólar fraco para promover exportações o que seria uma prática até condenável na OMC sob uma única condição: nós podemos, e eles não.

De fato, o Ministério da Fazenda não é a Santa Sé. Mas também...

se mesmo sem as exportacoes ja estamos com a economia na "tampa" imagina como seria com as exportações "bombando"...enfim, a conta não fecharia. Alguem manda um manual de contas Nacionais para o ministro estudar

"The U.S. has been maintaining weakness of the dollar to
help its export sector. And China doesn't want to be less competitive."

Só mais do mesmo: Sempre de quatro pros "amigos", sempre tacando pedra nuzamericanu.

CARISSIMOS

Voces ainda nao repararam que o ministro e' burro, hein?

Um abraco de quebrar costela

Kleber S.

Breves questões lingüísticas:

Se ‘burro’ é manteiga em italiano,
‘Mantega’ é ____ em português.

Tão cum sardade do Malan, hem garotada? Sarvação do Nacional (US 10 bi), Bamerindus e turma, SELIC 25%, Div Pub multiplicada por 4, descontrole das contas externas, apagão por falta de investimentos em infra, etc, etc. Eu sei, naquele tempo não tinha a China bombando! Tinham outros sugando, e estes, (não tô jugando indireta procês, não!) estão na orfandade!

O homi pode ser fraco. Muito pior é a raposa (adjetivá-la "astuta" é pleonasmo!)no galinheiro. De magras aves, diga-se de passagem!

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100603/not_imp560938,0.php

Parece que a desindustrialização brasileira segue o meu novo princípio da economia pterodoxa: "A desindustrialização brasileira é tão inexorável quanto o mark-up que varia com a demanda". CQD

Alex, pode me pagar os royalties pelo comentário com esta descoberta nobelistica. rsrsrs

COMECOU!

A bola de neve (ou seria de josta?) que vai liquidar com a Europa sooner rather than later.

E foi no insuspeito Kazhakistao. O maior banco local, BTA, tinha dividas de 12.2 bilhoes de dolares. E como todos os seu co-irmaos europeus, nao tinha como se safar do buraco. Os bancos ocidentais estavam botando a maior pressao para o governo bancar o bail-out. Mas numa licao civica de capitalismo, o governo federal convidou os credores para uma visitao ao barbeiro. Commerzbank, ING, Fortis, KfW e outros foram todos cortar cabelinho.

A divida foi reduzida para 4.4 bilhoes, apos o que a tchurma foi toda comemorar alegremente no Chez Luzia!!!

E' so' uma questao de tempo - pouco - pra que a mesma solucao seja aplicada nos baixinhos do oeste, tambem chamados de paises-estopim. Cujo resultado vai ser pra Charles Dickens nenhum botar defeito.

Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

Ai, ai, ai...
Eu ia comentar, mas ai vi o comentário do anônimo e desisti...
Petralha me dá uma preguiça!

Tio Alex que recuperação sólida é essa? Dos 400 mil empregos gerados pela economia americana APENAS 10% foram gerados pela iniciativa privada,o resto foram contratações do governo.


Ja tirou do Baú seus manuais de Chicago?

HUNGRIA

Pais de saudosa memoria. Levei meu filho para seu tour cultural anual para Budapest em dezembro de 2008. A crise ainda estava em seu alvorecer. Foi na semana antes do Natal. O comercio e os restaurantes estavam mais vazios que a cabecinha do Mantega.
Me lembrei do "O", quando estava la'. Tinhamos acabado de ter uma discussaozinha sobre a regiao numa troca de sopapos amigavel. Lembro ate' hoje que ele disse que la' os trens chegavam no horario. Dito e feito, Chegamos na sexta 'a tarde, exatamente no horario. Mas na segunda a tarde o trem num saiu nao, viu, cumpadres. Tambem notei que eles tem uma visao engracada de negocios. Aluguei um carro pra voltar pra Vienna. "Carro com motorista: 240 euros; carro sem motorista, 400 euros.".

"Perai', mermao, num tem nenhum engano ae nao?"

"Nao!"

Me lembrou a piada da padaria do portugues:

-Pao com manteiga: 3 reais
-Pao com margarina: 2 reais
-Pao sem manteiga: 1,50 reais
-Pao sem margarina: 1 real

Tambem lembro que o "O" declarou que viver em Budapest seria melhor do que viver em Tampa. Fiz essa pergunta pro meu filho, enquanto jantavamos na Cidadela. Ele morreu de rir. Memoravel jantar, pato assado e Tokaj trocken.

Hoje, conforme previsto aqui pelo seu criado, o novo governo anunciou que estao pra abrir o biquinho. Se eu nao estivesse short na bolsa eu teria ate' derramado uma lagrima. O "O" e' injusto. Menosprezou quando em outro post mencionei a mesma coisa sobre Portchugau. A falencia dos baca-bonds foi apenas uma das bolas cantadas. A Espanha tambem esta' no rol dos "paises com preguinho". Na sexta passada entrou na antecamara do inferno, com o preludio da opera macabra, uma especie de Lucia di Lammermoor financeiro, quando seu credit rating finalmente se rendeu 'as sobejas evidencias e deu um passinho pra baixo.

E', cumpadres, quem quiser ainda aproveitar um pouco da Europa e' bom meter sebo nas canelas, senao num vai ter mais pra ninguem.

Eu estou pensando em compor uma opera em para marcar o momento historico. Estou com uma duvida danada se a chamaria de "O flautista de Sevilha" ou "O barbeiro de Hamelin".

Logo apos o preludio, abrem-se as cortinas e la' vem um flautista todo alegre e folgazao, liderando um grupo de banqueiros em fila indiana em direcao ao barbeiro, cantando:

"Eu vou, eu vou, cortar cabelo eu vou, eu vou, eu vou, agora eu vou!!!"

E um abracao enorme de quebrar costela

do sempre amigo de voces

Kleber S.

"o resto foram contratações do governo."

Hmm. Na Dimensão Z não fazem censo... Nem ensinam concordância.

Que modelo Bom esse defendido por você.Quer dizer que se os EUA contrarem mais auditores fiscais,juizes eles vão sair mais rapidamente da crise.

Chuá, ser é um caso especial em qualquer língua. Ivo é amigo da lusitana.

Krebão bobão, se não escreveu um livro nem plantou um árvore num vale.

"Que modelo Bom esse defendido por você.Quer dizer que se os EUA contrarem mais auditores fiscais,juizes eles vão sair mais rapidamente da crise."

Não, mas se eles contratarem pessoas para fazer o censo, eles vão fazer o censo.

O que houve: não comeu peixe quando criança?

AO ANONIMO DAS 00:32

"SE NAO PLANTOU UM ARVORE..."

Nao plantei arvore nenhuma nao. Isso e' coisa de "liberal". Minha unica plantacao e' de mandioca.

Cheers

E' TUDO UM SPIN DESAVERGONHADO

Os governistas do Barakistao estao comemorando os 431 mil novos postos de trabalho criados no mes passado, impermeaveis a argumentos de que a "qualidade" dos numeros e' pessima.

Obviamente esses spin-meisters vao querer "descontar" os numeros catastroficos que se avizinham quando esse maldito censo acabar.

Uma ma' noticia aos cumpadres. Ces lembram do comentario postado em artigo anterior do Alex, DE RECESSOES E RECOVERIES?

Pois e', o fenomeno de reajuste da producao ao novo nivel de consumo devido 'a acumulacao de estoques no inicio da recessao ja' acabou. A industria de base se recompos em abril. Agora so' cresce caso haja aumento real de consumo. Blips temporarios de pranos de estimulo serao obviamente cobertos por hora extra. Acabou a margem de manobra para passes de magica.

Muuuuuuuito interessante a reuniao do G20. Neguinho europeu saiu arrotando grosso que o negocio daqui pra frente sera' foco em virutde, o sea, reducao do defict. Geithner, o sub-celerado do Tesouro barakistano quer continuar a gastanca. Parece que seu discurso teve o mesmo peso de opinioes do Mantega.

Agora a realidade comecara' a bater na porta. Revejam a "identidade maldita". Nao precisa ser genio pra imaginar o que vai acontecer. Tudo dentro do previsto,c erto?

"O governo estao querendo abarcar o mundo com as maos. Deveriam deixar a coisa deflacionar ate' que ela esteja do tamanho que ele possa digerir."

Kleber S., neste blog, dois anos atras.


Um abraco de quebrar costela

Kleber S.

Paga para a iniciativa privada fazer.O IBGE contratou 100 mil pessoas para fazer o censo.

"O IBGE contratou 100 mil pessoas para fazer o censo."

Dããããã... O Census Bureau contratou 400 mil. Sério Ivo, você já procurou um veterinário?

Existe uma discrepancia mt Grande de contratar 400 para 100.Fica claro que os EUA querem gerar emprego a qualquer custol.

"Existe uma discrepancia mt Grande de contratar 400 para 100"

Consulte o veterinário, urgente: os 400 mil foram contratados para fazer o censo e irem para casa depois. BURRO!

BARBARIDADE, AMIGOS!

Que diferenca de categoria as entrevistas de Henricao e Burro, no Estado e na Folha, num e' mesmo cumpadre. O Burro falou tanta bobagem que eu resolvi nem comentar.

Cambada, vejam so' um detalhezinho macabro: quebrou o consenso do G20.

Ate' na reuniao passada, os celerados do Fede e do Tesouro tinham conseguido convencer a tigrada a ir de cabeca no rumo da (ilusoria) estabilizacao da economia. Nao ouviram o aviso de que nao tinham cacife pro tamanho da trolha. A corda como nao poderia deixar de ser, arrebentou do lado mais fraco, o sea, a UE. Por que a UE e' o lado mais fraco? Por causa dos baixinhos, os famigerados paises-estopim. Como nenhuma corrente e' mais forte do que seu elo mais fraco...CRAU!

Ces viram cumpadres, o Kleber S. num era exagerado nem "patriota", quando ele dizia que a grande crise explodiria na Europa. Agora ta tudu mundo num desespero fiscal de dar pena. Os bandidos do Fede conseguiram basicamente foder com o resto do mundo, aliados a Bobama e sua politica keynesiana...

Quem contribuiu mais para o desenvolvimento da ciencia economica, Kleber S. ou Keynes? Foi o Kleber S. Cuja contribuicao foi nula. Ja' a do enrustidao foi negativa. Falar para um politico que ele pode gastar 'a vontade e' crime lesa-humanidade. Agora essa humanidade vai ver com quantos paus se faz uma canoa. Querem ver o tamanho da estupidez que os governos do mundo todo foram convencidos a fazer? Imagine o cumpadre que voce perdeu uma grande fonte de renda. Voce teria entao duas alternativas: cortar despesas ao maximo, ou continuar gastando com cartao de credito ate' que a situacao melhore. A segunda alternativa e' completamente irresponsavel, certo, cumpadre? Mas foi o que o mundo inteiro fez. Ate' neste final de semana.

Neste exato momento na Asia o Nikkei deu uma desabadinha, uns 4%. O euro me lembrou um narrador esportivo da antiguidade, que em vez de dizer que estava zero a zero, ele dizia "Tudo como comecou". Porque hoje ele voltou pra 1.18. Lembram que tivemos dois rallies farsescos nas duas ultimas semanas, quando o euro estabilizou brevemente ou mesmo deu uma ligeira reversao? O que o Kleber S. falou pros cumpadres? Que nao tinha razao nenhuma para o micao estar na casa dos 1.20, certo galera? Hoje ja' tem neguinho falando em paridade. Mas paridade por que, hein, amigos? A minima nao foi de 0.82? Entao por que a queda vai parar no 1-to-1?

A tchurma do tal de Plunge Protection Team vai ter de fazer milagre amanha (segunda) na abertura do pregao. Segunda-feira tem sido palco de grandes farsas 'capitalistas'. Mas o cerco ta' fechando, num e' mesmo mocada?
Me lembro que a farsa mais engracada dos ultimos tempos foi o rally justificado pela notica de que a "China NAO vai vender suas posicoes em euros". E' uma manchete tao descabida como "Brasil anuncia que nao vai invadir a Alemanha". Deveria estar na cara pra qualquer debiloide que tanto uma coisa quanto outra simplesmente nao podem acontecer, certo, tchurma?

Agora com o racha no G20 entre os que querem continuar o baile da Ilha Fiscal, e os que ja' se recolheram, a coisa vai ficar bem preta.


Um abraco de quebra costela

Kleber S.


PS: Eu morei muitos anos em SP, mas nao fazia ideia da quantidade de boiola que habita no pedaco! 3 milhoes na parada gay e' brincadeira!

BEM QUE ELES TENTARAM

O Plunge Protection Team ainda conseguiu uns resultados mequetrefes na primeira metade do dia. Mas depois de sair a noticia do subpoena da GS, ae num teve mais "otimismo" que aguentasse, certo , mocada? O mercado caiu, e pra falar a verdade, caiu pouco.

Agora eles vao precisar gerar um faquitoide, como os mencionados no comentario acima, pra fazer o mercado refluir num dos chamados dead-cat bounce no decorrer da semana. Pode ser uma notica do tipo abaixo, o':

"MINISTRO DA MARINHA PARAGUAIA E' DEMITIDO!"

"Em meio a rumores de que o ministro da Marinha daquele pais estava planejando uma acao militar contra o Brasil, o presidente paraguaio demitiu nesta terca-feira seu ministro da Marinha. O alegado ataque se daria numa acao minuciosamente planejada onde 50 indios guaranis, de uma aldeia ao norte de Ciudad Del Este, embarcados em 10 canoas, tomariam o lago de Itaipu de assalto, e posteriormente perpetrariam atos indioristas no lado catarinense. Nosso correspondente Ernesto Amarela, tem mais noticias diretamente da aldeia indigena. Vai dai', Ernesto."

"Muito obrigado, Vanderlei. Estamos aqui com uma especie de porta-voz da tribo, Fuderukwzindju, que nos brindara' com uma entrevista. Seu Fuderu, quale' o seu papel aqui na aldeia?"

"Eu so aspone"

"Po, que merda e' essa de aspone, seu Fuderu?"

"Igualzinho ao de branco, ne'? Eu so filho do cacique, Pacodocajui'."

"Sei, entendi. Voces sao indios civilizados."

"Perfeitamente."

"Mas me diz ae o amigo, o que aconteceu com o cacique, que nao e' visto desde a madrugada de ontem? Dizem as mas linguas que ele saiu com uma turma de guerreiros depois de uma cajuizada danada na noite anterior e morreu afogado quando seu barco foi tragado pela turbina?"

"O cacique e' nosso heroi. Desde que o seu cacique branco la de Brasilia, Tomavaditudo, liberou geral pras multinacionais no Brasil, o comercio em Ciudad del Este caiu de cabeca."

"Puxa, eu nao sabia que indio estava metido em contrabando!"

"Contrabando nao. Indio chama aquilo de afavordatribo. Agora as minina da aldeia num tem mais criente!"

"Porra, baralho, o quiqui o indio quer dizer com isso? Prostituicao?"

"Nao. Manicure. As outras ja' estao ha' muito tempo em Asuncion. Fonte de renda da tribo, ne'!"

"Agora vamos diretamente para Brasilia, onde nosso correspondente Guido da Paglia, teve vazamento exclusivo do Itamaraty. Vai voce, Guido!"

"Bom dia Vanderlei. O negocio aqui e' o seguinte. Falamos com o ministro Excelso Tamborim sobre o assunto, que nao quis se pronunciar. Apesar disso, houve informacao em off de seus assessores, garantindo que o Ita esta' monitorando de perto a situacao, e que tao logo o Presidente Marolinha volte a si de seu coma alcoolico dominical, ele recebera' um briefing completo da situacao."

"Muito obrigado, Guido. E ae em Nova Iorque, quais sao as repercussoes, Nogeirinha?"

"Vanderlei, quando sairam os primeiros boatos logo de madrugada, o mercado futuro dos principais indices despencou de cabeca. O Dow caiu de 9.815,10 para 9.799,01. Com a demissao sumaria do ministro, que evitou o confronto devastador entre os dois paises, o indice Dow Jones subiu modestamente para 11.001,00 pontos. Os manipuladores, digo, investidores do mercado estabeleceram o target de 11.324,76 para o fim do pregao."

"Muito obrigado ao nosso querido Nogeirinha, e um bom dia pro nosso telespectador."

E um abraco de quebrar costela pra nossa querida cambada


Kleber S.