teste

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Blog novo na parada

O Carlos Eduardo (Dudu) Soares Gonçalves e o Mauro Rodrigues acabaram de lançar seu blog (Sob a Lupa do Economista, o link já está na minha lista de blogs), já dizendo a que vieram, revelando mais um dos muitos disparates cometidos pelo Torquemada de Campinas.

Pelo que conheço do trabalho de ambos, não será apenas bom. Vai ser muito divertido.

25 comentários:

ERROU, NEGO!

"The Soviet economy is proof that, contrary to what many skeptics had earlier believed, a socialist command of the economy can function and even thrive."


Me desculpe o carissimo Alex, mas pra mim o autor desta frase e' um idiota de quatro costados. Se fosse brasileiro SEM DUVIDA ALGUMA faria parte da quermesse. Qualquer coisa que ele possa ter escrito de bom foi por engano. Tipo "A gaiola das loucas"...


Um grande abraco


Kleber S.

Todo mundo fala merda. Em particular o Samuelson e o Solow falaram muita bobagem sobre curva de Phillips.

Agora o cara simplesmente refundou a ciência econômica. Não há praticamente nenhuma área na qual o Samuelson não tenha contribuído. Da micro à macro, passando por comércio internacional.

Kleber,

que tal um artigo chamado "Monetary Correction: A proposal for escalation clauses to reduce the cost of ending inflation"? O que você acharia do autor dele?

Pois o artigo existe e o autor é nada mais nada menos o Milton Friedman. E o artigo é da década de 70. Isso quer dizer que o Friedman não deve ser levado a sério?

Os economistas muitas vezes erram, fazem análises equivocadas. Isso tem a ver com a própria incerteza que sempre tomou conta da profissão. Por isso mesmo, o que se deve pegar deles não são as mancadas, mas sim a contribuição que eles deram para o pensamento econômico.

Não custa nada relembrar também toda a influência do Samuelson nos trabalhos feitos pelo Merton....muita coisa que o Merton fez foi pinçada de papers antigos do Samuelson, que foi um dos pioneiros no desenvolvimento de fórmulas fechadas para apreçamento de opções, por exemplo (isso é algo que talvez ninguém lembre....dadas todas as contribuições seminais dele em Economia de maneira geral...). Sobre o blog dos caras: muito bom!!
abs
Rogério Ceni

Hayek também deu grande contribuição para a ciência economica.Foram os austriácos que afirmaram que inflação era um fenomeno monetário.

É melhor ser bom em alguma coisa do que ser ruim em muitas.

"É melhor ser bom em alguma coisa do que ser ruim em muitas."

E quanto a ser uma nulidade em todas?

GALEGO

Eu diria que ha' uma diferenca entre a obra que voce citou e a frase que postei. Friedman estava trazendo uma proposta, que se mostrou equivocada. Samuelson escreveu aquela bobagem em 1989!!!

Dois anos antes do fim do Imperio! Porra, isso e' pra la' de miopia, pois (pelo menos) desde o livro do Fukuyama - The rise and fall of the great powers - qualquer um minimamente informado ja' sabia que era so' uma questao de tempo para o colapso economico da URSS. A duvida era se iria acontecer com ou sem conflagracao belica. Ronald Reagan entao veio com o blefe do Starwar, que convenceu o Gorbie de que via guerra eles iriam se entubar.

Em 1986 eu visitei a parte "rica" da Cortina. Numa conferencia no lago Balaton um colega eslovaco contou a estoria de sua viagem dramatica de trem, levando 14 horas no percurso entre sua casa e o local da conferencia. Mas mesmo assim ele se achava um cara afortunado, pois havia passado 6 meses na Russia, onde faltava absolutamente de tudo!

Ora, se ate' um NEGUINHO como eu sabia do que iria acontecer, o Samuelson nao tem o 'direito' de escapar impunemente com uma macrobobagem como aquela. Pois eu so' vejo uma razao para a besteira: ideologia.

Veja que vies ideologico enterrou Einstein!

Por isso mesmo ferro na boneca deles.


Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

BAN KI MOON

Secretario Geral da ONU. Disse a seguinte frase lapidar:

"Nos podemos ainda reverter o curso da alteracao climatica no planeta. Mas nos temos apenas 4 meses para tanto."

Essa outra MACROASNEIRA ideologica me lembrou a piada do portugues que estava sobrevoando a Amazonia e disse para ao gajo ao lado, quando sobre o rio Amazonas:

"O senhor sabia que este rio tem cinco milhoes e tres anos de idade?"

"Porra, cumpadji, cume' qui tu sabe a idade da merda do rio cum tanta precisao?"

"E' porque ha' tres anos atras um outro gajo neste mesmo aviao me disse que o rio tinha cinco milhoes de anos!"


HUHUHUHUHUHHOHOHOHOHOHOHAHAHAHAHAAAAAAAAAAAA!

Mas va' ser intelectualmente desonesto assim na casa do PIG!


Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

Por favor sem comentários do nível recalcado no Blog do Dudu e do Mauro. Lá é pra discutir economia e não lavar a roupa.

Valew!

Economia é uma grande lavagem de roupa.

Não entendi muito bem a discussão. Eu acho que Santos Dumont foi um gênio, mas não sairia por aí voando de 14 bis - que foi modernizado rapidamente, com informações já disponíveis para Santos Dumont. E daí?

O sujeito falar uma bobagem no meio de várias paradas brilhantes não tem muito problema. O perrengue é quando seus 'seguidores' querem manter a pureza da obra 50 anos depois, resguardando cada bobagem como se sagrada fosse. Isso não acontece muito na física ou na matemática, mas por alguma infelicidade se repete exaustivamente em ciências sociais. Aí parece que o Keynes que era idiota, não o Sicsú.

Eu não embarcaria no helicóptero do Leonardo da Vinci, mas a Gioconda continua sendo ótima.

abs a todos

PEDRO

Muito oportuno o comentario sobre Santos Dumont. Ele realmente fez o melhor possivel com as informacoes disponiceis na epoca. O besteirento Samuelson NAO.

Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

Alex O SPFC hoje é "privado" ou é empresa sem fins lucrativos.


O modelo de gestão do SPFC ta longe de se parecer com os clubes Europeu.

Gente, podem me explicar por que o Belluzzo não é rico?

Coluna dele:

Mas nada se compara ao desempenho do real: desaçaimados em sua incessante busca de rendimentos, entre crispações e redemoinhos, os gestores de portfólios globais, inquietos com a trajetória da moeda americana, cuidam de rearranjar suas carteiras. Encontram repouso e refrigério na apetitosa arbitragem com o coupon cambial administrado por Meirelles & Cia.

¨desaçaimados em sua incessante busca de rendimentos, entre crispações e redemoinhos (...) Encontram repouso e refrigério na apetitosa arbitragem com o coupon cambial"

Pode ir para a ABL, cadeira José Sarney de Beletrismo Vazio. Fora isto a suposta arbitragem (carry-trade) não se dá no cupom...(Perdão, "coupon").

Na sua atual posição cumpre duas funções: fica longe do BC e mantém o Palmeiras longe do título.

Carequinha Copom cambial é usado para quem quer fazer Carry Trade.

Ta com inveja porque Muricy foi pro verdão?

Lucrécio

"Carequinha Copom cambial é usado para quem quer fazer Carry Trade."

Defina cupom (não Copom) cambial (perdão, "coupon" cambial) para a gente ver se você sabe do que está falando.

Pode procurar no Google, tá mocinha? Eu vou saber mesmo...

GRACAS AOS CEUS!

O Lucrecio e' palmeirense! Eu tinha receio que ele fosse gente. Mas e' suino, ta' tudo explicado.

Que o Belluzo - however - tenha longa vida na sua posicao atual. Pleas razoes enunciadas pelo Tio.


Um abraco de quebrar costela


Kleber S.

Oreiro - de Paula - Valor de 18/08

" Os problemas causados pela inflação são claros quando a taxa de inflação é alta (superior a dois dígitos, por exemplo), pois recursos escassos da economia são alocados de forma ineficiente para o mercado financeiro, ocorre uma variação excessiva nos preços relativos, impõe-se um imposto inflacionário que recai majoritariamente sobre os mais pobres e, normalmente, inicia-se um processo cumulativo que pode levar à hiperinflação. No entanto, os custos da inflação não são tão claros quando a inflação é baixa, ou seja, para uma taxa de inflação de um dígito por ano. Com efeito, os estudos empíricos sobre os efeitos da inflação sobre o bem-estar não são conclusivos e, em alguns casos, apontam para a existência de uma relação positiva entre inflação e crescimento no longo prazo."

Logo, a meta ótima para inflação em qualquer país sob regime de IT seria 9,99%? :)


Doutrinador

"Ta com inveja porque Muricy foi pro verdão?"

O Palmeiras esse ano ja era. Um clubezinho ridiculo e incompetente.
Vai dar Colorado ou Sao Paulo.

Irineu

Besteira. Sou palmeirense e compartilho a visão ortodoxa de vocês. E conheço inúmeros bambis e gambás na FEA-USP (principalmente bambis) que são fãs incondicionais das teses de "desindustrialização" e outros absurdos que flutuam por aí.
Uma coisa, obviamente, não tem nada a ver com a outra.

E outra - eu não concordo com quase nada que o Belluzo diz sobre economia, porém, administrar o Palmeiras é bem diferente de ditar a política monetária. O fato dele ser um mau economista não o caracteriza, a priori, como um mau administrador.

Por fim, o Palmeiras ainda é líder. Algo totalmente inesperado antes do começo do campeonato. E, com o elenco que tem, briga pelo título com os colorados e os fãs do Richarlisson.

"Os problemas causados pela inflação são claros quando a taxa de inflação é alta (superior a dois dígitos, por exemplo) [...] "

e

"No entanto, os custos da inflação não são tão claros quando a inflação é baixa, ou seja, para uma taxa de inflação de um dígito por ano."


Tenho a impressão de que o Oreiro não sabe nem ver as horas em relógio digital. Dois dígitos é coisa do "demo".

Imagino que a diferença entre 9% e 10% ao ano seja abissal.

Tão abissal que uma inflação de 9% ao ano nunca vira 10%.

Francamente...