teste

sábado, 2 de junho de 2012

“O” Anônimo prevê o PIB de 2012

Hoje saiu o resultado do PIB do primeiro trimestre de 2012. A economia brasileira cresceu 0.2% entre o quarto trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012. Comparando os últimos 12 meses com os 12 meses imediatamente anteriores, o crescimento foi de 1.9%.

Assim, com o que nós já sabemos do segundo trimestre, estou confortável para prever o crescimento para o ano cheio.

Eu vou de 2% - porque gosto de número redondo e também porque aposto que nosso governo vai pisar no acelerador “sem medo de ser feliz.” Ano eleitoral, oras! Só esqueceram de combinar com os russos...


E vocês, o que acham?



"Comigo o pibe cresce!"

39 comentários:

Eu acho que O Anônimo anda muito agitado ultimante.

Caro "O",
Como suponho que vc seja economista aposto que vai errar.
Abs.

quero saber é quando o Alex vai reconhecer que o Bacen estava certo ao reduzir a taxa de juros. Se o Alex estivesse no Bacen, a taxa ainda estaria em 13,25%, ou talvez até acima disso, pois como ele dizia, a inflação estava rodando acima de 7% naquela época.

Ano passado cresceu 2,7%. Esse ano começou pior que ano passado. Logo, 2% torna-se bem razoável sem precisar de esforço adicional, principalmente assumindo arredondamentos. E o governo já está pisando no acelerados.

Como não faço a menor ideia vou adotar sua estimativa. Felizmente no meu ramo de atividade previsão do futuro próximo é absolutamente irrelevante ;-)

O governo está queimando os cartuchos e a economia não está reagindo. Se estamos 300% preparados para a crise, é bom rever a munição.. Chuto 2,5% e mesmo assim será um crescimento vergonhoso para nós

Abcs,

2.5% necessitaria melhoria nos índices de alta freqüência nos meses de maio e junho. Eu acho bem difícil, ainda que esteja torcendo por surpresas positivas.

2,5% se não o governo não tivesse feito tanto bobagem, como fez fica no máximo em 2%; como vai continuar fazendo bobagens fecha o ano em 1.5%.

Índices de alta freqüência...
Aí é que ele vai errar mesmo.

Me lembra aquele desafio dos 6 meses lançado no ar do prgrama "globonews painel"... quem vai acertar, de novo, eles ou vc ? - rsrsrs

isso me lembra daquele desafio lançado no programa globonews_painel aos "especialistas" de plantão ... -rsrsrs

Hehehe to rindo dos 300% preparados...para nao chorar...nao acreditei quando escutei

O que o governo tem que preparar é a desculpa pelo crescimento anêmico. Dizer que a culpa é do Serra ou dos neoliberais não vai colar.

e ai ????? tombini estava correto ou nao ??? cade a galera comprada em inflacao acima dos 6?????? ja zerou ???

alex, ja ta na hora de admitir o erro

"quero saber é quando o Alex vai reconhecer que o Bacen estava certo ao reduzir a taxa de juros. Se o Alex estivesse no Bacen, a taxa ainda estaria em 13,25%, ou talvez até acima disso, pois como ele dizia, a inflação estava rodando acima de 7% naquela época."

PIB do ano ao redor de 2% (ou menos), inflação acima de 5%aa. Para quem nunca entendeu o argumento do Alex, o país estará novamente fora da meta de 4,5% (sequer buscando atigi-la - sem considerar que bancos centrais mundo afora trabalham com metas em torno de 2%). Aparentemente teremos um ano em que faremos um forte esforço para crescer e não cresceremos e deixamos a conta da inflação para 2013 e possivelmente 2014 fora da "meta", novamente.

MF

Diria 1,7%, só porque acaba em numero primo. Mas dada a disposição do governo de intervir na economia e "acelerar" o crescimento vamos acabar com algo próximo de 0,9%,

A grande diferença dos anos anteriores foi a queda do PIB no setor agropecuário (seria uma desagriculturização da economia? rs). O quanto isso deve à queda no preço das commodities? Há também uma queda no investimento. Isso significa que dias piores virão?

Crescimento baixo na era tucana era incompetência, agora que a quadrilha está no poder é culpa dos holandeses de olhos azuis que fazem besteira, o país deles entra em crise e diminui o nosso crescimento por tabela!!!! Esses holandeses são safados mesmo viu..... No mais, o Anônimo lá em cima falou uma coisa interessante sobre o BC ter ''acertado'' no seu cenário de piora e ter antecipado o estimulo. BC não é futurólogo e nem tem meta de crescimento, o discricionarismo que o sistema de IT abre margem é mais para acomodar choques que se dissiparão no médio-prazo sem ter que subir muito a taxa básica, não para fazer alegria dos governantes. Mesmo assim, o Tombini sempre criticou muito o Meirelles por não ter se antecipado em 2008 e está pelo menos sendo coerente, resta saber como ele vai se comportar na época da bonança econômica. O que preocupa na verdade é o discurso da presidentA e do espantalho da fazenda, que falam ''nós vamos reduzir a taxa'', ''2% reais'', nego tá brincando com as expectativas, quando elas virarem eu não quero nem ver o caos.

Inflação pode ser alta com crescimento do PIB baixo. Eu ainda mudei minha projeção para inflação de 6.49%

1,71% me parece bom mesmo como já foi dito. se acelerar 2010-like, vai colocar mais medo no meu coração. inflação fica em 5%, para tristeza do Mantega e dos anti-Mantega...
Maradona

"BC não é futurólogo e nem tem meta de crescimento".
Você está falando de qual BC? Vai querer ler o Regimento Interno da reunião de condomínio também? "Mas tá escrito na lei do IT!!!".
E vale lembrar que Tombini e Mantega são entidades diferentes. A crítica no varejo fica vazia. E os dados teimam em atrapalhar...
Maradona

FICO COM O ANONYMOUS DE 3 de junho de 2012 21:13 Reply Diria 1,7%, só porque acaba em numero primo. Mas dada a disposição do governo de intervir na economia e "acelerar" o crescimento vamos acabar com algo próximo de 0,9%,
QUANTO A TOMBINI ESTAR CERTO DE TER BAIXADO A SELIC, UM AVISO: O ciclo ainda não terminou!

"PIB do ano ao redor de 2% (ou menos), inflação acima de 5%aa. Para quem nunca entendeu o argumento do Alex, o país estará novamente fora da meta de 4,5% (sequer buscando atigi-la - sem considerar que bancos centrais mundo afora trabalham com metas em torno de 2%). Aparentemente teremos um ano em que faremos um forte esforço para crescer e não cresceremos e deixamos a conta da inflação para 2013 e possivelmente 2014 fora da "meta", novamente.

MF"

Anta, já ouviu falar na crítica de Lucas? Faça as contas de quanto seria o crescimento se a Selic tivesse sido mantida em 13,25%, quiçá aumentado, como defendia o dono do blog em agosto do ano passado?

"nta, já ouviu falar na crítica de Lucas? Faça as contas de quanto seria o crescimento se a Selic tivesse sido mantida em 13,25%, quiçá aumentado, como defendia o dono do blog em agosto do ano passado?"

Opa! Alguém aqui confundiu contrafactual com Crítica de Lucas e não foi quem foi chamado de anta.

Mas, já que estamos falando de contrafactuais, que tal me contar qual seria a inflação deste ano e do ano que vem, que, afinal de contas,deveria ser o objetivo do BC?

Multipla escolha para os leitores do blog.
Escolha a melhor alternativa para 2012 (inflação e crescimento)
A)5,5% e 2%, com presidente do BC sob críticas por descaso com inflação e péssima comunicação com o mercado;
B)4,5% e 0,5%, presidente do BC demitido por excesso de ortodoxia.
No final de 2013 teremos, se a China nos der a chance, o crédito andando sem o peso da inadimplência e o Mantega ininterruptamente fazendo das dele (tem que sempre colocá-lo no modelo!). E aí o BC vai ter que mudar de lado, tirar a roupinha de super-herói e virar o Lee Van Cleef. Tombini funcionou muito bem como Clint, papel mais fácil...
Maradona

O PIB rodando abaixo do potencial e tem gente ainda defendendo a busca do santo graal dos 4,5%.... Fundamentalismo monetario puro...

Não se esqueçam de botar na conta a redução das tarigas de energia eletrica.... essa inflação ta + para 4,5% do que pra 5%....

Onde estão os comprados em inflação ???.... Ja Zerou Alex

" essa inflação ta + para 4,5% do que pra 5%...."

Tá mais para 5,5% do que para 5% e acima de 6% no ano que vem...

Entre 2,3% e 2,4% é o meu exercíco de chutometria avançada. Inflação "mais para 5,5% do que para 5%". Agora ano que vem teremos surpresas...

APOC:

Inflação final de 2012 - próxima a 6%
Ano que vem acima de 7% se não for detida.

PIB 2012 de 1,5% a 2,0%

Estamos em um país que presidente e ministro ainda não enxergaram que o que manteve nosso crescimento após 2008 foi as QE que eles tanto criticam.
A contrapartida do estado total deste povo é arrecadar 38% do PIB e investir 3% sobrefaturado.

O "O" é do credit suisse???

"O Credit Suisse também revisou sua estimativa para a expansão da economia brasileira em 2012, de 2,5% para 2%, segundo informações da agência Dow Jones. " ou do Nomura???

"A Nomura Securities estima agora crescimento de apenas 1,9% para o PIB brasileiro em 2012, de projeção anterior (de março) de 3,5%."

Em primeira mão (visivel) depois para os relatórios !!!

LKAb

Viram o IPCA ???

"Mais perto do 5,5% do que dos 5%"

Alex,

Perdeu Playboy

"Perdeu Playboy"

Conversamos em jan/13. quando sair o IPCA fechado de 2012, entre 5 e 5.5, mais perto de 5.5 do que 5...

Ele ja esta em 4,9,bem proximo de convergir para a meta.

Vocês estão todos errados. O PIB este ano será MENOR que o do ano passado. Bananas!

Vocês não sabem de nada!

Crescimento para 2012: -5,2%
Inflação: 14,5%
População: -3,8%

Aguardem!

21 de dezembro tá aí! :)

O Banco Central acaba de revisar a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2012 de 3,5% para 2,5%.

Revisão nessa proporção não é revisão: - é correção de erro de cálculo. SE foi erro doloso ou culposo, aí eu deixo para os economistas de plantão ... ehehhe

E viva o nosso Brasil-socialista-intervencionista...

Eu como Ministro da fazenda estou por dentro de Tudo acho que vamos crescer 5,5 %,nao pensando bem 4,5% , ....um minuto depois ,3,5% esta dentro de nossas perspectivas...5 minutos depois.. vamos crescer mais que o ano passado....
Aguardem ....

Resumindo .
o EUA esta em crise e vai crescer o mesmo que nós que estamos 300% blindado contra a crise