teste

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Magus, o solitário


O professor Luis Carlos Bresser Pereira não deve ter muitos amigos. Ou pelo menos, não tem nenhum amigo economista de qualidade. Pois em uma realidade alternativa em que o professor Bresser Pereira tem pelo menos um amigo economista não-imbecil, ele teria sido avisado do papel ridículo a que seria exposto – nos dias de hoje e para toda a eternidade – por seu mini-artigo “A graphic explanation on how a tax on exports neutralizes the Dutch disease without costs to exporters”, publicado na Revista de Economia Política, aquela revista de humor involuntário que recebe apoio institucional da plutocracia brasileira (Itaú, Bradesco, Odebrecht etc).

Segundo o argumento do Cheshire Cat renascentista, um imposto de x% sobre as exportações causaria uma depreciação do BRL de x%. A prova da proposição estaria em um gráfico em que a taxa de câmbio é determinada pela intersecção de curvas apelidadas jocosamente pelo risonho professor de ‘oferta’ e ‘demanda’.

E esse é o guru dos keynesianos de quermesse... 

E tem quem não entenda porque o país não pega nem no tranco.

39 comentários:

Serio, isso é triste...
E o pior é que ninguém da ala heterodoxa vai critica-lo, 1) pq tem cagaço; 2) pq concorda; 3) pq nao quer fechar as portas na REP (bresser é o editor); 4) pq quer estar próximo do genio e usufruir de seu networking.
Daniel

Pô, eu não entendo por que. Mas também não entendi patavinas do segundo parágrafo...

Keynesianos, sejam de quermesse ou não, adoram a ideia de que endividar o estado até o talo é a alquimia que faz merda virar ouro.

Quando tudo dá errado, eles adoram eleger quem vai pagar a conta e ainda tentam pregar a culpa da situação "imprevista" sobre eles.

Mais uma do grande Bresser, fui em uma palestra dele e a melhor parte foi o cafezinho, pelo menos isso.

Mais uma do grande Bresser, fui a uma palestra deste grande gênio da economia, a melhor parte foi o final pois tinha um cafezinho.

"O" você tem que se atualizar um pouco, o Bresser esta partido de um modelo com preferencias quasi-hiperbolicas e inconsistencia dinamica

aquele abraço

Coisa de genio... E que conveniente que gera uma receitinha para programas sociais e outros coemercios eleitoriais, nao?

Talvez um Nobel no horizonte?

"O" anônimo voltando em grande estilo...

JP: leia o artigo dele. São somente três ou quatro páginas.

Deve ser uma combinação de covardia e incompetência mesmo.

O que você escreveu é fora do tópico.

Tem mais vindo... Imagina só que tem professor de universidade federal que traduz trabalho de aluno e publica como se fora dele!

Quatro? Isso é uma estimativa 33,33% a mais do que o artigo efetivamente tem em páginas. Quem dera eu pudesse escrever artigos desse tamanho. Meu Lattes estaria bombando.

Sou analfabeto, não sei direito como taxa de câmbio é formada. Só lembro do Alexandre argumentado que a taxa estava mais baixa até pouco tempo por causa do preço alto das commodities. Assim, se entendi, LCBP argumenta que uma taxa de 0,5 reais por dólar no caso do câmbio estar a R$ 2,2 faria com que o câmbio subisse para R$ 2,70. O que o produtor perderia com a taxa ele recuperaria com um termo de troca mais apreciado. Mas se ele exportasse menos isso não traria menos dólares, o que faria com que a taxa de câmbio caísse ainda mais?

Bresser, o melhor Armazém Bresser é o nome de uma pizzaria. Sintomático, não?

Por que você perde tempo com esse coitado do Bresser e sua turminha ordinária?

“O”,
Por que você perde tempo com esse pobre coitado do Bresser e sua turminha ordinária?

Tem mais vindo... Imagina só que tem professor de universidade federal que traduz trabalho de aluno e publica como se fora dele!

hahahaha essa eu quero ver. Vai dar nome?

Edinailton

tu ta de saca né cara? olha quem ta fazendo o policymaking aqui porra!! acorda!! aquela laia de débil mental não tem problema nenhum em fazer terrorismo acadêmico e aliciar criancinhas nas graduações federais

Edinailton Silva Rodrigues,

O trabalho que o "O" e o Alex fazem batendo nessa turma é de utilidade pública.

Não podem parar!


Abs

“Por que você perde tempo com esse pobre coitado do Bresser e sua turminha ordinária?”

Por que pobre coitado? Pirou? Bresser foi ministro de mais de um presidente e é um dos homens mais influentes (de forma daninha) em nosso país nas últimas três décadas.

"O" e Alex, qual a opinião de vocês sobe Francisco?

Sem ofensas!

O que acharam desse artigo de hoje do Valor, de autoria de Luiz Penno?

Abs

“Por que pobre coitado?”
Porque ele nunca aprende e insiste no erro com a obstinação de um jumento.
Pirou?
Quem pirou foi o Bresser-Pereira.

Desculpe se não te conheço Edinailton Rodrigues e se não há argumentos teus para retrucar.

Também me desculpe pelo mesmo motivo O.

abraço

Bresser

O,vc é um idiota,que bate em outros idiotas o que vc pode oferecer para o Brasil,qual é o caminho?,bom eu tenho o caminho baixar a taxa de juros para niveis internacionais que tudo vai se resolver vai diminuir o defict nominal,diminuir a relaçao divida PIB atravez do crescimento e da inflaçao,uma redução da taxa de juros para niveis internacionais vai levar a inflação para 10 12% que indexada não ira trazer nenhum problema para o crescimento,o Brsil é um pais pobre ele precisa se desenvolver a qualquer custo,esse seu combate a inflaçao assim como o do Alex é um combate ao desenvolviemnto nacional,o Brasil precisa urgentemente aumentar gastos em todos os setores e a taxa de juros não permite,essa conversa superavit primario é ridicula é coisa que somente existe no Brasil temos que ter compromisso com defict nominal,quem diz outra coisa só pode estar com más intenções.

O Cheshire Cat vai sumindo do rabo para a cabeça. Isso é uma preferência revelada?

cade as publicacoes do "O" heim? ta com medinho ta?

E ele escreveu um livro de texto de macroeconomia heterodoxa com o Oreiro e alguém mais.

http://www.routledge.com/books/details/9780415817783/

O "O" é o Irineu de Carvalho Filho. Todo mundo sabe disso há muito tempo.

Campeão, vc não pode nem precisa sentir medo, vc não existe.

“O,vc é um idiota,que bate em outros idiotas o que vc pode oferecer para o Brasil,qual é o caminho?,”

Se você estiver em São Paulo, basta cair na Marginal Tietê e esperar pela saída para a Trabalhadores (Airton Senna).

"O"

ANPEC vem aí. Turma de sabichões ortodoxos: zero artigos. Quermesseiros: dezenas de artigos. Quem está falando sério?

"Turma de sabichões ortodoxos: zero artigos. Quermesseiros: dezenas de artigos. Quem está falando sério?"

Ah,é?! Fala 'sério' quem produz 'dezenas' de artigos? Fala sério...

artigo heterodoxo é tão dificil de produzir

Você vê que o cara é um idiota quando ele conta produção acadêmica usando os artigos aceitos no encontro da ANPEC. Hilário.