teste

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Seu ódio será nossa herança

Observamos os primeiros sinais de recuperação da atividade econômica. Depois de oito trimestres consecutivos de contração a produção industrial finalmente deu sinal de vida, crescendo 1,2% no segundo trimestre do ano na comparação com o primeiro, já descontando os movimentos sazonais do período.

Vale comemorar, pois dentre os praticamente 22 trimestres em que o país esteve sob o governo de Dilma Rousseff houve crescimento da indústria em apenas sete, já contando a observação mais recente, um recorde negativo de pelo menos 25 anos. Ainda assim, mesmo com a modesta recuperação, a produção se encontra 18% abaixo de seu pico no começo de 2011.

Antes, porém, que comece a choradeira da “crise global”, noto que no mesmo período, segundo os dados do Birô de Análise de Política Econômica (CPB) na Holanda, a produção industrial mundial não caiu em nenhum trimestre. Ao contrário, registra nada menos do que 29 trimestres de expansão contínua desde o começo de 2009, a mais longa (embora não a mais rápida) da série iniciada em 1991.

Resta, contudo, saber se esta módica retomada é prenúncio de recuperação à frente ou apenas um rebote natural depois de período tão longo de queda. Hoje me inclino para a primeira alternativa, observando, entretanto, que o crescimento que nos espera no futuro próximo dificilmente será vigoroso.

A começar porque o consumo, principal componente da demanda interna, permanece anestesiado. As vendas no varejo caem a um ritmo menor, mas não tornaram a crescer, nem poderiam, em face da queda da renda e do emprego, que se somam a um endividamento familiar ainda elevado para nossos padrões.

Da mesma forma, em que pese alguma melhora na produção de máquinas e equipamentos, a construção civil também segue em queda. Esta combinação indica que a retomada industrial dificilmente pode ser atribuída ao investimento, já que a construção é o seu principal componente.

Resta, portanto, o setor externo como motor da expansão industrial. Em parte como resposta ao aumento das exportações de produtos manufaturados (em quantidade), mas principalmente por conta da recuperação de parcela do mercado que havia sido perdida para as importações.

No entanto, a história mostra que o setor externo pode atenuar o impulso negativo da demanda interna e, ocasionalmente, produzir algum crescimento. Não consegue, porém, sustentar a indústria nacional por períodos muito longos, muito menos a um ritmo vigoroso. A razão é simples: mesmo considerando que a indústria é bem mais exposta ao comércio exterior do que a economia como um todo, o peso do comércio é pequeno face à produção, insuficiente para impulsioná-la de forma persistente e rápida.

Posto de outra forma é bem possível que o PIB volte a crescer na segunda metade do ano, seguindo de forma defasada a produção industrial. Todavia, na contramão das experiências de saída das últimas recessões (em 2000, 2004 e 2010), é pouco provável que a expansão seja forte o suficiente para recuperar rapidamente o terreno perdido de 2014 para cá.


Esta é a herança dos defensores da Nova Matriz Econômica, que agora buscam se refugiar por trás de novos rótulos (“neodesenvolvimentismo”, ou coisa que o valha). Lembrem-se dela quando esbarrarem nas propostas deste pessoal.


New Matrix Oil!


(Publicado 10/Ago/2016) 

42 comentários:

Alex,

Não acho que Oreiro, Marconi e Bresser tenham defendido a Nova Matriz. Defenderam?

Alexandre,

Você pode me auxiliar nesse raciocinio do Samuel Pessoa aos 1:29:00 nesse video , quando ele fala sobre o porquê do cambio chinês ser desvalorizado? Alguma leitura acadêmica ou um artigo que você tenha produzido ja seria ótimo!

https://www.youtube.com/watch?v=mXy9shXKBIM

Paula

O que acha Alexandre?
https://piie.com/system/files/documents/pb16-11.pdf

Alex,

Conhece o José Julio Sena? É bom?

abs

Tamires

Eu gostaria de apoiar a greve dos servidores do tesouro nacional,eles merecem um salário digno.

"Eu gostaria de apoiar a greve dos servidores do tesouro nacional,eles merecem um salário digno."

Então por que não apóia?

"Conhece o José Julio Sena? É bom?"

Conheço um pouco. É sim.

Prezado Alex
Parece que o dólar não dá trégua para o BC, né?
Abrs.

Mas tem gente que ainda defende a Nova Matriz, mas num horizonte temporal diferente...

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2015/10/08/velha-matriz-macroeconomica-x-nova-matriz-macroeconomica-quais-resultados-sao-melhores/

Infelizmente a Nova Matriz econômica não deu certo porque o PT desviou dos seus princípios,indo mais para a direita beneficiando empresários,etc.Intelectuais de esquerda como o Pochmann se redimiram e reconheceram os erros da Nova Matriz Economica.


"Mas tem gente que ainda defende a Nova Matriz, mas num horizonte temporal diferente..."

Naahhh... Este é só um escroto desonesto. Deixa que a natureza marca...

"O que acha Alexandre?
https://piie.com/system/files/documents/pb16-11.pdf"

Equilibrado.

Já eu tenho cá minhas restrições idiossincráticas a estes modelos (desconfio que ninguém sabe muito bem o que ocorre dentro deles), mas isto reflete mais minhas limitações como modelista do que sérias restrições intelectuais. Prefiro modelos menores, onde a intuição é mais facilmente adquirida.

Abs

Os funcionários do tesouro merecem um salario decente,além disso os servidores públicos estão sendo prejudicados ao longo dos anos.Perderam a aposentadoria integral,tiveram os seus salários congelados,daqui a pouco só faltam nos tirar a estabilidade.

Obrigada, Alexandre

Nessa parte:"Prefiro modelos menores, onde a intuição é mais facilmente adquirida.".

O que você quer dizer com os modelos menores? Seriam modelos com a mesma estrutura de um DSGE (com fundamentação Micro) porém com menos equações?

Poderia me sugerir artigo nessa linha?

Você orienta alunos do Mestrado em Economia do Insper? Estou querendo fazer Mestrado lá!

"Perderam a aposentadoria integral,"

Coitados... Tiveram que se igualar à ralé do setor privado...

"Intelectuais de esquerda como o Pochmann"

Pô, aí é sacanagem. Tiveram que chamar os paramédicos para eu parar de rir...

Pochmann e alguém que defende a igualdade social,os direitos dos trabalhadores.

Interessante, Alex:

"Já eu tenho cá minhas restrições idiossincráticas a estes modelos (desconfio que ninguém sabe muito bem o que ocorre dentro deles), mas isto reflete mais minhas limitações como modelista do que sérias restrições intelectuais. Prefiro modelos menores, onde a intuição é mais facilmente adquirida."

Que modelos seriam esses? Um ISLM basicão?

Sinais de recuperaçao em uma economia que não fez e que nada indica que realmente fará um ajuste fiscal.

Voce precisa reconhecer que seu diagnostico inicial sobre as causas (fiscais) da recessão estava errado.

Um grande abraço, Jô

Estou entediado com o sr porque o sr é fácil de trollar e faz eu ser o mais esperto da sala parecer banal. Acho que trollar o "O" devolveria minha motivação. O "O" se separou do sr?

Alex,

Tem algum heterodoxo que voce respeite no Brasil? Só por curiosidade....

Abs, Joao

"Estou entediado com o sr porque o sr é fácil de trollar e faz eu ser o mais esperto da sala parecer banal. Acho que trollar o "O" devolveria minha motivação. O "O" se separou do sr?"

Desculpe: não falo símio...

"Pochmann e alguém que defende a igualdade social,os direitos dos trabalhadores."

Se eu passar mal de tanto rir meus advogados irão te processar

"Voce precisa reconhecer que seu diagnostico inicial sobre as causas (fiscais) da recessão estava errado."

Claro: o PIB cai 7-8%. se espera crescimento de 1-1,5% e o meu diagnóstico estava errado... P... recuperação!

"Tem algum heterodoxo que voce respeite no Brasil?"

Todos eles, claro. Pô, eles conseguem até andar com as patas de trás; como não respeitá-los?

Caro Alex,

Eu lhe agradeço que permaneça no Brasil, porque, no seu lugar, com o seu currículo, depois de tantos anos lidando, diariamente, com gente que não entende o que lê, eu já teria picado a mula há anos!

Felizmente, para quem (ainda) não pode emigrar, doidos como você não nos deixam à nossa própria sorte.

Sorte?

Alexandre,

Alguns heterodoxos nacionais sugerem um duplo mandato para o BCB, ao estilo do FED (pleno emprego e meta de inflação). Acha essa proposta razoável?

Sinceramente, não vejo muita diferença desse tipo de arcabouço com o arcabouço tradicional do regime de metas, em que os bancos centrais já se deixam guiar tanto pela meta de inflação quanto pelo desvio do produto em relação ao potencial (ou do desemprego em relação ao natural).

O que acha?

Abraço, João Carlos Doriva

Ben Bernanke chegou ao Brasil hoje de manha. Por que será' que ninguém noticiou na grande mídia? O que esse sujeito esta' fazendo aqui? Vindo de Washington DC, ele portava apenas uma maleta de mao e outra possivelmente com computador. Cheira mal, muito mal. A presença de um cara desses, que e' notório em influenciar policy-makers em nível mundial simplesmente não pode vir ao pais na MOITA!

Deve estar ligado a Roswell, sem dúvida...

Alex, fala ai por favor sobre essa questao do duplo mandato...

Abs, Joao

Pochmann é um cara super gente fina,tive a oportunidade de conversar com ele em alguns seminarios na Unicamp há alguns anos atras.Ele é respeitado no departamento de economia de lá,além disso ele faz parte do PT ético aquele que se distancia de Lula,Dilma e Mantega que implantaram um projeto criminoso de poder.

"PT" e "ético" na mesma frase só não é mais engraçado que "Pochmann" e "gente fina". Estou caído no chão, quase sem fôlego e chega a doer de tanto gargalhar

Os heterodoxos detêm o recorde brasileiro de crescimento (“Milagre Brasileiro”), construíram um patrimônio estatal e, tudo isso, pagando boas aposentadorias e com a CLT.

Os neoliberais venderam quase tudo, cortaram as aposentadorias e entregaram um crescimento pífio no período FHC. Agora querem acabar com a CLT, com a promessa de um crescimento sustentado algum dia .... quando todos estivermos mortos.

O único crescimento robusto em Lula 2 (motivo de capa gringa) se deveu, entre outros, ao Bolsa Família e ao Crédito Consignado, que historicamente não são políticas liberais.

Os heterodoxos detêm também o recorde mundial de crescimento (período pós 2ª Guerra até a Crise do Petróleo), já os liberais são responsáveis pelas duas maiores crises (1929 e 2008), apesar de seu colega Rodrigo Constantino afirmar que todas as crises econômicas do Universo são culpa do Estado.

Curiosamente, em 2008, quem ajudou a tirar a vaca liberal do brejo foram os US$ trilhões estatais (exemplo de política heterodoxa) e a China, que cresce bem mais do que o Mundo e, se não me engano, dá uma banana para as políticas liberais como, por exemplo, câmbio flutuante e privatizações.

Pergunta: se a politica heterodoxa do Estado Desenvolvedor é tão ruim por que a China cresce tanto?

"Os heterodoxos detêm o recorde brasileiro de crescimento (“Milagre Brasileiro”), construíram um patrimônio estatal e, tudo isso, pagando boas aposentadorias e com a CLT."

Não sabia que na Dimensão Z o Belluzzo fazia parte do governo militar

"O único crescimento robusto em Lula 2 (motivo de capa gringa) se deveu, entre outros, ao Bolsa Família e ao Crédito Consignado, que historicamente não são políticas liberais."

Também não sabia que na Dimensão Z o Marcos Lisboa (criador do consignado e atacado pela Lusitana Louca por defender o Bolsa Família) e o PB (criador d Bolsa Família) eram economistas heterodoxos.

Como vocês sabem, trata-se da Dimensão Z de zurro

Pochmann é um cara simples,democrático escuta o contraditório,diferente do senhor.O senhor ironiza com as pessoas,ataca a honra delas,não respeita a biografia.

"Pochmann é um cara simples,democrático escuta o contraditório,diferente do senhor.O senhor ironiza com as pessoas,ataca a honra delas,não respeita a biografia."

E é por isto que sou infinitamente mais divertido

A perseguição que o PT sofre hoje,é parecida com a que os judeus receberam no final da segunda guerra.

"A perseguição que o PT sofre hoje,é parecida com a que os judeus receberam no final da segunda guerra."

Sim, temos campos de concentração para petistas com câmaras de gás, fornos crematórios, Petistas são obrigados a usar uma estrela vermelha costurada às suas roupas e têm seus bens confiscados. Há, inclusive, um agenocídio organizado de petistas.

Meu, eu sei que você está tentando me trolar, mas expor sua burrice em público é tão divertido que não resisto...

Hoje quem defende o PT não pode andar mais nas ruas,o ex-presidente Lula e sua familia esta sendo perseguido de todas as formas,as empresas que pagaram pelas palestras de Lula estão sendo punidas,jornalistas estão perdendo os seus empregos por serem petistas.


Verdade, inclusive ontem teve um pessoal que tocou fogo lá na Avenida Paulista... Opa, peraí, acho que confundi...

"Meu, eu sei que você está tentando me trolar..."
O sr que é useiro e vezeiro em trollar seus desafetos não deveria indignar-se em ser trolhado de quando em vez.

O Alex é bem aguerrido e divertido! Gostei.