O
setor público registrou no ano passado déficit pouco inferior a meio trilhão de
reais, equivalente a 7% do PIB de 2018. Ainda que tenha melhorado em relação ao
observado em anos anteriores (mais de 10% do PIB em 2015, 9% do PIB em 2016 e
pouco menos de 8% do PIB em 2017), o progresso tem sido extraordinariamente
lento.
Sua
contrapartida, o endividamento do governo, reflete isto: a dívida, que
equivalia a pouco mais de metade do PIB ao final de 2013, cresceu em todos os
anos desde então, embora em ritmo declinante a partir de 2016, em parte pela
redução da taxa real de juros, em parte pela queda do déficit primário. Assim,
no final do ano passado ultrapassava ¾ do PIB, sem dar sinal de reversão, ao
menos no futuro imediato.
De
fato, algumas simulações sugerem que, caso o teto de gastos seja respeitado
(hipótese bastante delicada, como veremos), a dívida, sempre medida como
proporção do PIB, pararia de crescer em algum momento entre 2023 e 2027,
dependendo do ritmo de expansão da economia nos próximos 10 anos (suposto entre
2% e 3% ao ano a partir de 2020), atingindo seu pico entre 83% e 90% do PIB.
Se,
porém, o produto seguir crescendo no ritmo observado em 2017 e 2018, mesmo
esses números, já bastante feios, podem se tornar tenebrosos, ultrapassando a
marca de 100% do PIB na metade desta década e, pior, sem tendência à reversão,
mesmo com o teto de gastos, por hipótese, operante.
O
problema, contudo, é precisamente a suposição do teto de gastos se mantendo ao
longo de todo horizonte de projeção.
De
2016 para cá o governo federal conseguiu estabilizar suas despesas: equivaliam
a 19,9% do PIB naquele ano e atingiram 19,7% do PIB em 2018. O resultado,
aparentemente positivo, embora modesto, embute uma dinâmica preocupante. A
estabilização só foi obtida com a redução das despesas não-obrigatórias, que
caíram de 2,3% para 1,9% do PIB; já as despesas obrigatórias continuaram
aumentando, em particular os benefícios previdenciários e os gastos com
pessoal. Somadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), tais despesas, que
representavam cerca de 2/3 do teto de gasto, hoje chegam a pouco menos de ¾
dele.
Esta
dinâmica não é sustentável por muito mais tempo. Se as contas da Instituição
Fiscal Independente estiverem corretas,
nos próximos dois ou três anos a redução persistente do dispêndio
discricionário tornará o governo inoperante, antes que o teto de gastos consiga
reverter a trajetória do endividamento.
Se
chegarmos a esta situação, muito provavelmente o teto será abandonado e com ele
qualquer chance de estabilização da dívida pela via fiscal.
Há,
é claro, quem acredite que um governo que deve em sua própria moeda não
precisaria se preocupar com isto, porque sempre poderia emitir moeda para pagar
sua dívida. Já a experiência histórica mostra que tais casos desembocam
sistematicamente em processos inflacionários bastante complicados, apesar das
crenças em contrário.
Para
evitar este cenário não há alternativa que não passe por reformas fiscais
profundas, a começar pela previdenciária.
Apesar
do que está em jogo, o presidente prefere gastar seu capital político na pauta
de costumes e no atrito contraproducente com a imprensa para agradar um público
que já o idolatra, ao mesmo tempo em que o ministro da Economia admite faltarem
48 votos para aprovar a reforma da previdência.
Afundamos
enquanto o presidente discute com que cor quer pintar o barco.
(Publicado 13/Mar/2019)
3 comentários:
O artigo do enfant terrible injetou algo em mortos vivos como Belluzzo e Sábado.
Após a sua saída da folha,o senhor irá para a gazeta e seu blog será pago?
Uma pena não ter visto na sua coluna
da folha poucos artigos dedicados a elogiar o presidente Bolsonaro.https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,depois-de-decadas-de-antiamericanos-brasil-mudou-diz-bolsonaro-a-trump,70002760914?utm_source=facebook%3Anewsfeed&utm_medium=social-organic&utm_campaign=redes-sociais%3A032019%3Ae&utm_content=%3A%3A%3A&utm_term&fbclid=IwAR0aNQhyQkYaAR9XrmQoc9R1hcg_Vc1Rm4-Digljj4nNcj6a6yYaSYH0uPY
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