teste

quinta-feira, 23 de julho de 2015

17 comentários:

A culpa e de Sérgio Moro que com a Lava Jato parou praticamente toda a economia!!!

Alex,

O BC ja previa 4,75 de inflacao no 4T de 2016 no ultimo RTI. Isso com previsao de -1,1% de PIB esse ano.

Se usarmos -2,2% de PIB esse ano (ou menos, o que nao é absurdo, por exemplo, carry over do IBC-br ja esta em -2,6%), ja encontramos convergencia pra 2016.

Ou seja, acho razoavel supor que o BC desacelere o ritmo de aumento.

O argumento da queda do primario eu até entendo o que, em geral, as pessoas falam, mas o modelo semiestrutural de pequeno porte usa superavit estrutural, ou seja, ignora a queda ciclica da arrecadacao. No estrutural, o esforco fiscal continua o mesmo, pelo menos ate agora.

Ademais, a crise politica deve aumentar a incerteza economica, o que vai derrubar ainda mais a atividade (vide toda a literatura que mede impactos da incerteza, por exemo os artigos do Bloom).

Em suma, tambem estou na duvida, mas existem argumentos fortes para reduzir o ritmo de aumento.

Abs
Economista X

Ps: o que pode mudar com o fiscal sao os impactos via cambio, que esta desvalorizando forte e pode continuar, o que prejudica a previsao de inflacao via inflacao importada. Mas o pass-trough nao ta la essas coisas na atual conjuntura...

Bom ponto, mas, se for pelo modelo de pequeno porte, os 4,8% de 2016 se baseiam no "estrutural" de um primário de 1,1%. Acho difícil que não revisem para baixo o estrutural associado a um primário de 0,15%, dado que a previsão de crescimento do PIB não deve ter mudado tanto de junho para cá.

Abs

Excelente debate!

X, por que vc falou 4,75% de inflacao?

Meu caro, a culpa não é do Juiz Sérgio Moro, mas sim dos picaretas criminosos. A economia já estava fadada à recessão em 2015 graças às políticas do Manteiga, o Petrolão infelizmente acentuou a crise, mas o PT e sua falta de lucidez enterraram nossa economia.

Anônimo,

4,75% se deve ao centro da projeção do BC, que varia de 4,6 a 4,9%. Portanto, 4,75% que, em geral, as pessoas (e o próprio BCB) arredondam para cima (4,8%). Mas, a rigor, a projeção é 4,75%.

Abs

Economista X

Alex,

De fato, o estrutural associado a um primário de 1,1% deve ser superior àquele associado à 0,15%. Você tá certo, não dá para imaginar que o esforço discricionário se mantenha tão contracionista quanto antes.

Isto posto, sabemos, pelo modelo de pequeno porte, que cada 1% a mais de sup estrutural reduz a inflação em 0,2 p.p em um horizonte de dois anos. Assim , a revisão do fiscal deve elevar a inflação esperada.

Além disso, desde o anúncio da revisão do fiscal, o câmbio já depreciou mais de 5%. Considerando o impacto disso no modelo de pequeno porte (e supondo que seja um movimento permanente), temos mais 0,15 (mais ou menos) de IPCA em 4 a 5 meses.

Diante do que foi colocado, mesmo considerando a queda mais acentuada do PIB (e não acho que o BCB considerará uma queta tão brutal da atividade de junho pra cá), revejo minha posição e coloco 0,50 p.p de aumento na Selic na próxima reunião. A ver...

Abs
Economista X

"A culpa é do FHC que não quer ajudar!"

(vai discutir com malandro de boteco, dá nisso.)

A culpa é:
- do Levy sincericida
- do FHC que não quer ajudar
- do Sergio Moro
- da Lava-jato

O petê é vítima, a dilma é vítima do capitalismo opressor.

"Diante do que foi colocado, mesmo considerando a queda mais acentuada do PIB (e não acho que o BCB considerará uma queta tão brutal da atividade de junho pra cá), revejo minha posição e coloco 0,50 p.p de aumento na Selic na próxima reunião. A ver..."

Mesma página, ainda mais depois do discurso do L. Pereira sexta.

Abs

O senhor enxerga como bom ou ruim para a economia ,caso o Impeachment se concretize.

O que prende o Levy ao cargo? Ele está enfraquecido, não tem tido sucesso em suas ações, enfrenta oposição no núcleo do governo, a imprensa já está "atrás" do Barbosa interessada em saber sua avaliação da conjuntura. Ele tem que sair de lá. O Keynesianismo tosco nos levou a uma arapuca, gastamos muito na hora errada e agora o ajuste asfixia a economia. Não haverá solução fácil para a lambança criada pela gestão desastrosa do Mantega.

Sds.
M.


O Senhor esta de vendendo ao PT,ao dizer em uma entrevista que o impeachment é algo traumático?

Claro! Você acha que eu faria de graça?

Existe uma maneira de aumentar imposto e reduzir despesa com amplo apoio desses políticos e ainda atender a demanda por mais cambio e ferrar os rentistas : soltar a inflação. A tentação é grande .Seria uma nova matriz com inflação sem teto (mais uma barbosada).

É um absurdo que o Tombini passe por isto tudo intocável é imune à críticas. Ele desconstruiu a reputação do BC e agora nos impõe taxa de juros estratosférica para tentar baixar a inflação. No Brasil o debate econômico é muito pobre, por este motivo erros crassos passam desapercebidos.

Sds.
M.

Uma estátua para o Tombini! Ele ajudou a afundar o PT.